sábado, 31 de agosto de 2024

João Paulo presenteia Dani Portela com quadro do Recife


 


·         




















        Pernambuco, Recife

·         31/08/2024

  • Texto extraído do Blog do Magno Martins
  • - Edição de Jameson Ramos 

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

O deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), nem disfarça mais sua preferência pela candidata à Prefeitura da capital pernambucana Dani Portela (Psol). Neste sábado (31), esteve na casa de Dani e deu de presente para ela um quadro com uma pintura sobre o Recife.

Ao longo do ano, João Paulo já disse várias vezes e de formas diferentes que não concorda com a articulação do PT no Recife, que acabou sem a vice na chapa de João Campos (PSB), algo que João Paulo já classificou até como “humilhação”.

Questionado se vai votar em Dani ou João, ele respondeu que “o voto é secreto”. Mas ao falar da visita à Dani neste sábado, afirmou: “foi um presente pra ela ficar com o Recife no coração e na sua casa e, quem sabe, na prefeitura”.

João ainda ressaltou que a candidatura de Dani Portela não está escondendo o presidente Lula e o PT. Reforçou ainda que “Dani faz questão de falar sempre em Lula”, uma indireta para a campanha de João Campos, que não tem mostrado a aliança com o presidente.

A foto, é claro, já está nas redes sociais de Dani Portela, que em um dos comentários na publicação afirmou que João Paulo é “o melhor que já tivemos e a pessoa que quer construir o Recife com a cara da gente”.

EM TEMPO: Convém lembrar que o "Nevado", João Campos, PSB, candidato a Prefeito da Cidade de Recife é de Direita, assim como é o Prefeito do Garanhuns, candidato a reeleição. Ambos com apoio do PT. Ok, Moçada!

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

"Brasil é soberano e nenhum bilionário manda aqui", diz Cappelli após bloqueio do X

Ricardo Cappelli (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a suspensão imediata da plataforma do bilionário de extrema-direita Elon Musk

30 de agosto de 2024

 




247 - Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli comemorou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspende a rede social X, destacando que o Brasil é um país soberano que não admitirá interferência de nenhuma nação estrangeira. Musk diz ter o apoio da embaixada dos EUA no embate contra o STF, enquanto apoia Jair Bolsonaro. 

"Tchau. A Lei é Para Todos. O Brasil é um país SOBERANO. Nenhum bilionário, nenhuma nação estrangeira vai mandar aqui. Quem ataca as nossas instituições tenta destruir a nossa democracia. Todo apoio ao ministro @alexandre! #RESPEITEMOBRASIL", escreveu Cappelli no X. 

STFO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão imediata e completa do funcionamento do X, antigo Twitter, em todo o território nacional até que decisões judiciais da Corte sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas. A ordem também valerá até a indicação de um representante da empresa no país.

De acordo com a decisão, tomada na Petição (PET) 12404, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, deve adotar todas as providências para garantir a suspensão. O relator também intimou a Apple e o Google para que adotem providências para bloquear o uso do aplicativo pelos sistemas iOS e Android, além de retirá-lo de suas lojas virtuais.

Segundo o ministro, o STF fez todos os esforços possíveis e concedeu todas as oportunidades para que a X Brasil cumprisse as ordens judiciais e pagasse as multas, o que evitaria a adoção dessa medida mais gravosa.

“Lamentavelmente, as condutas ilícitas foram reiteradas na presente investigação, tornando-se patente o descumprimento de diversas ordens judiciais pela X Brasil, bem como a dolosa intenção de eximir-se da responsabilidade pelo cumprimento das ordens judiciais expedidas, com o desaparecimento de seus representantes legais no Brasil para fins de intimação e, posteriormente, com a citada mensagem sobre o possível encerramento da empresa brasileira”, afirmou.

VPN

Foi fixada ainda multa diária de R$ 50 mil a pessoas e empresas que utilizarem “subterfúgios tecnológicos” para manter o uso do X, sem prejuízo de outras sanções nos âmbitos cível e criminal.

O relator inicialmente havia determinado à Apple e ao Google que adotassem obstáculos para inviabilizar o uso do aplicativo do X pelos sistemas iOS e Android, além de retirá-lo de suas lojas virtuais, assim como aplicativos que possibilitem o uso de VPN (“virtual private network”).

Em nova decisão, o ministro Alexandre suspendeu esse trecho em razão da possibilidade de o “X Brasil” se manifestar nos autos e cumprir integralmente as determinações judiciais. A suspensão dessa parte, a seu ver, evita eventuais transtornos desnecessários e reversíveis a outras empresas

EM TEMPO: Quaisquer empresa estrangeira precisa instalar no Brasil seu escritório de representação. O extremista de direita Elon Musk não atendeu a solicitação do STF de cumprimento da Constituição Brasileira. Daí a punição. Ok, Moçada!

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Expansão de creches no Recife fortalece cabos eleitorais de João Campos, diz site

João Campos (Foto: Divulgação)

 


Programa de creches tem sido utilizado para fortalecer a base eleitoral de Campos, segundo denúncia

28 de agosto de 2024

 



247 - O prefeito de Recife, João Campos, tem promovido a expansão de vagas em creches no Recife, destacando o sucesso do programa Infância na Creche. No entanto, nem todos os aspectos dessa ampliação têm sido divulgados. Uma investigação revelou que o programa tem sido utilizado para fortalecer a base eleitoral do prefeito, com várias unidades sendo geridas por entidades ligadas a cabos eleitorais e candidatos a vereador do PSB e de partidos aliados. Muitas dessas entidades foram recentemente criadas e operam em imóveis sem as devidas vistorias do Corpo de Bombeiros. As informações são do site Marco Zero

Entre os envolvidos, destacam-se Júnior de Cleto e Ozéias Paulo, ambos candidatos a vereador, que estão diretamente conectados à gestão de creches beneficiadas pelo programa. As investigações mostram que Júnior de Cleto tem utilizado sua influência política para garantir matrículas e promover sua candidatura, enquanto Ozéias Paulo, além de gerenciar o Instituto Ternura, também faz propaganda eleitoral usando as vagas abertas pela parceria público-privada.

A resposta da Prefeitura do Recife a essas revelações foi contundente, negando qualquer uso político das creches e assegurando que o processo de seleção das entidades e a matrícula das crianças são conduzidos com transparência. 

EM TEMPO: Perguntar não incomoda: Será que a imprensa de PE, incluindo os Blogs vão divulgar essa constatação de uso da política pública  em benefício político e eleitoral? 

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Saúde pede que população evite exposição à fumaça e atividades físicas

(Foto: Marcelo Camargo/ABR)


Pessoas mais sensíveis devem usar máscara que filtram o ar

26 de agosto de 2024

 


Agência Brasil - Em meio ao segundo dia consecutivo de forte nevoeiro em diversas regiões brasileiras, proveniente da fumaça de incêndios registrados no Norte e no Sudeste do país, o Ministério da Saúde orientou que a população evite, ao máximo, a exposição ao ar livre e a prática de atividades físicas.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Agnes Soares, alertou que o risco é maior para crianças e idosos, além de pessoas com doenças prévias, como hipertensos e diabéticos. Outro grupo que deve se manter vigilante é o de pessoas com alergias e problemas respiratórios, como asma e bronquite crônica.

Segundo Agnes, essas populações reagem de forma mais rápida e intensa à contaminação por fumaça. Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), ela destacou que, caso haja extrema necessidade de circular em ambientes abertos, que as pessoas utilizem alguma forma de proteção, como máscaras e bandanas de tecido.

Os possíveis sintomas da exposição à fumaça, de acordo com a secretária, incluem ardência nos olhos, irritação na garganta e sensação de fechamento da laringe, além de manifestações mais sérias e que podem sinalizar que o pulmão foi afetado, como o chiado característico da bronquite. Pessoas mais sensíveis podem fazer uso de máscaras que permitem a filtração de partículas finas do ar.

Alerta

Segundo Agnes, a maioria dos episódios em saúde associados à exposição à fumaça envolvem doenças e queixas respiratórias. Entretanto, pessoas com problemas cardíacos e hipertensão, por exemplo, apresentam risco aumentado de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) nos dias que se seguem após o início dos incêndios.

“Se o episódio [de dispersão da fumaça] dura de três a quatro dias, pode ser mais sério para a população”, alertou.

Aulas

Questionada sobre a manutenção das aulas em regiões atingidas pela fumaça, a secretária destacou que não há um marco legal sobre o tema. A recomendação é que os municípios, ao tomarem suas decisões, levem em consideração o risco aumentado para doenças respiratórias, sobretudo em meio a episódios prolongados.

Agnes lembrou que cenários de umidade relativa do ar muito baixa, por si só, já prejudicam o desempenho dos estudantes e causam desconforto geral. O recomendável, segundo ela, é avaliar caso a caso, determinando desde a redução de atividades físicas até o fechamento das escolas.

Cuidados

De acordo com a secretária, não há monitoramento em tempo real de casos de doenças respiratórias e outros quadros advindos da exposição à fumaça registrados em unidades de pronto atendimento (UPAs) e serviços de emergência. Mas já há, segundo ela, relatos de aumento desse tipo de atendimento – sobretudo nas alas de pediatria.

Os cuidados com crianças incluem evitar ao máximo a exposição prolongada à fumaça e, sempre que possível, garantir o estoque de medicações controladas, além de promover hidratação abundante, de forma a garantir que as mucosas se mantenham úmidas.

“Não é hora de brincar, de andar de bicicleta, de pular corda. Para os idosos, a mesma questão: não é o momento de sair pra fazer atividades que não sejam estritamente necessárias. Se precisar sair, use proteção, como máscaras e bandanas, para reduzir o contato com partículas nas vias respiratórias.”

EM TEMPO: PF investiga se houve ação criminosa, ou melhor, terrorista. 

 

domingo, 25 de agosto de 2024

"Vai pegar fogo": internautas apontam possível conexão de Malafaia com os incêndios

Vai pegar fogo – ato convocado por Silas Malafaia (Foto: Reprodução X)









Empresário da fé postou mensagem que pode ser associada a incêndios na convocação para o ato da extrema direita no 7 de setembro

25 de agosto de 2024

247 – O empresário da fé Silas Malafaia, que é um expoente da extrema-direita no Brasil e tem convocado atos contra as instituições no dia 7 de setembro, tem sido associado por internautas aos incêndios criminosos. Isso porque em vídeos e memes ele difundiu a mensagem "vai pegar fogo" na convocação para os protestos contra o ministro Alexandre de Moraes – o que pode ser interpretado como "apito de cachorro". Confira e saiba mais:

O termo "apito de cachorro" (em inglês, "dog whistle") é uma metáfora usada para descrever uma mensagem política ou comunicação que é codificada de forma a ser entendida por um grupo específico, mas não por outros. Essa expressão vem do apito de cachorro real, que emite um som em uma frequência que apenas os cães podem ouvir.

Na política, um "apito de cachorro" é uma mensagem que contém uma conotação ou significado especial para uma audiência particular sem ser percebida de maneira óbvia pelo público em geral. É frequentemente usada para transmitir ideias ou posições controversas ou divisivas sem que isso seja claramente detectado por todos.

Por exemplo, um político pode usar uma linguagem aparentemente neutra ou inofensiva que, para uma audiência específica, tem um significado mais profundo ou alinhado com crenças extremas ou preconceituosas. Isso permite que o político mantenha uma postura pública aceitável enquanto comunica suas intenções reais para uma base mais restrita. 

Saiba mais sobre as investigações da PF:

sábado, 24 de agosto de 2024

O Brasil não pode cair nas artimanhas dos alinhamentos



O Brasil de Lula reconhece a soberania da Venezuela. Contudo, a diplomacia brasileira não pode reconhecer algo que ela não tem condições objetivas de avaliar

Por Marcelo Zero (Sociólogo e Especialista em Política Internacional)

24 de agosto de 2024

 

Presidentes Lula e Maduro durante encontro da Unasul em Brasília 29/05/2023 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A mídia brasileira age com inacreditável má-fé, quando se trata de Lula e da diplomacia brasileira.

No que tange à Venezuela, por exemplo, só faltam culpar Lula, Celso Amorim e o Brasil pelas atitudes e decisões de Maduro e das instituições venezuelanas.

Ora, desde o início do terceiro governo Lula, que o Brasil tem se empenhado em corrigir um erro crasso cometido pelo governo Bolsonaro: romper relações com a Venezuela e se afastar de um vizinho que é estratégico para os interesses nacionais.

A aposta ridícula no governo fictício de Juan Guaidó e em sanções contra a economia e o povo venezuelanos só pioraram a situação da Venezuela e diminuíram consideravelmente a influência do Brasil naquele país. A crise político-econômica venezuelana se agravou consideravelmente, para satisfação da direita brasileira, que sempre demonizou a revolução chavista e deu apoio a todas as tentativas de desestabilizar seus governos.

É preciso levar em consideração, nesse quadro, as terríveis sanções impostas pelos EUA, e também pela União Europeia, nunca mencionadas pela extrema-direita hidrófoba brasileira, as quais produzem grande sofrimento na Venezuela.

Em 2021, a Relatora Especial da ONU sobre as ilegais sanções impostas à Venezuela, Alena Douhan, apresentou seu relatório, no qual se afirmava, entre muitas outras coisas, o seguinte:

As receitas públicas foram reduzidas em 99%. O país vivia com 1% da receita pré-sanções.

Os ativos venezuelanos congelados em bancos nos Estados Unidos, no Reino Unido e em Portugal ascendiam a 6 bilhões de dólares.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Dani Portela é contra armar a Guarda Municipal

 



  ·         Recife, 23/08/2024

  • Por Magno Martins
  • - Edição de Camila Emerenciano

 

 

 

 

Por Carol Brito*

A candidata à Prefeitura do Recife Dani Portela (PSOL) defendeu que a Guarda Municipal continue desarmada na capital pernambucana e disse que “ao contrário dos outros candidatos não vê que uma mudança nessa questão vá reduzir a violência na capital”.

“Sou defensora dos direitos humanos. Em um País onde a arma está sempre apontada para jovens negros e periféricos, não posso defender um armamento maior. Isso aumenta a letalidade de onde deveríamos investir para ter um futuro. Precisamos investir em armamentos não-letais, que a Guarda já pode usar. Mas hoje, nem essas armas não-letais estão em boas condições”, defendeu a candidata.

Dani Portela esteve nesta sexta-feira em sabatina na Rádio Folha FM 96.7, onde foi entrevistada pelo âncora Jota Batista, a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana; com a participação do professor de Ciência Política, Hely Ferreira. Na entrevista, a deputada também defendeu melhorar as condições de trabalho dos guardas.

“Precisamos fortalecer a Guarda Municipal, mas fazendo com que a carreira desses guardas seja mais sólida. Armas, por si só, não resolvem o problema da segurança pública. Falar em armar uma parcela dos guardas, quando a Guarda está desestruturada e com péssimos salários, é um discurso fácil. É preciso ir além disso”, disse Dani.

*Blog da Folha

EM TEMPO: Há muita gente armada em todas as cidades, principalmente porque o governo do ex-presidente Bozo estimulou a compra de armas e a proliferação dos CAC's (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). Convém lembrar que o crime organizado se infiltrou bastante, adquirindo armas através dos CAC's. É sabido que existem inúmeras pessoas que entram na PM e na PC para andarem armadas nos momentos de folga. O mesmo vai acontecer com os Guardas Municipais, os quais também reprimem os moradores de rua, como aconteceu recentemente em SAMPA. Por outro lado, é bom lembrar que os Guardas Municipais já são, em sua maioria, repressivos e certamente servirão para reprimir as manifestações dos trabalhadores e dar cobertura aos prefeitos autoritários. Perguntar não deve incomodar: Porquê o prefeito João Campos só quer armar a Guarda Municipal da Cidade de Recife no próximo ano de 2025, isto é, se for eleito? 

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Marçal é a geração de influencers do fascismo se aproximando do poder

Pablo Marçal (Foto: Reprodução/YouTube/Band Jornalismo)

“É preciso ver muito além da obviedade de que o avanço do extremista do PRTB ameaça o próprio Bolsonaro”, escreve o colunista Moisés Mendes

22 de agosto de 2024

 


Tem gente tentando tirar um peso das costas com a tese segundo a qual Pablo Marçal cresce e agora empata com Boulos e Nunes no Datafolha, em meio ao caos da campanha eleitoral em São Paulo, por ser uma alternativa turbinada pelas elites que não apostam mais no prefeito. É mais uma conversa preguiçosa, sustentada pelo mesmo argumento de que nossos problemas são provocados por interferências externas que golpearam Dilma, encarceraram Lula e inventaram Bolsonaro. Gente poderosa, mas de fora.

Marçal seria a invenção de uma aliança da delinquência com grandes empresários, os mesmos que patrocinaram Bolsonaro e que ficaram quatro anos com o sujeito porque queriam ter a proteção de Paulo Guedes. Se Ricardo Nunes não funciona direito, as elites inventam Marçal. É só chamar Paulo Guedes de novo, ou anunciar que Roberto Campos Neto estará com ele na prefeitura, e tudo se resolve.

Não é bem assim. Todos eles, desde o Bolsonaro de 2018, são invenções internas, com alguma participação complementar da direita mundial e seus muitos agentes. Mas todos foram gerados pelo Brasil arcaico e, eureka, pelo povo. E aí está o problema que se apresenta com Marçal para as esquerdas, para a velha direita engolida pela extrema direita e agora também para o núcleo do bolsonarismo. Marçal é uma invenção do povo. 

Marçal é o assustador ponto fora da curva do fascismo. Ele tem o que Bolsonaro nunca teve. O influencer conta com um certo povo que o bolsonarismo nunca emocionou. Ele sensibiliza camadas da população para muito além da classe média branca de tios e tias de meia idade do zap, que formam o lastro do ativismo e da base social fiel e orgânica do bolsonarismo. Marçal é um estágio acima desse bolsonarismo envelhecido porque mexe com os sentimentos dos jovens que a extrema direita não sensibilizou como pretendia.

Como as pesquisas informam, é o cara do Instagram e do TikTok e de todas as redes, dominando tudo o que se move nesse mundo de ódios, mentiras, difamações e crimes acobertados pelas big techs. Essa é a audiência de Marçal e sua base política, que Bolsonaro nunca teve com esse alcance no público com menos de 40 anos. Marçal repete aqui o fenômeno Javier Milei na Argentina, que se sustentou entre a classe média suburbana, mais pobre do que média, e entre quem tem menos de 30 anos. Os jovens desiludidos e desorientados elegeram Milei.

O argentino antissistema, que se apresentava com o glamour do economista de grandes grupos, teve o suporte dos jovens para se eleger, porque chegou a eles de um jeito que o fascismo brasileiro não conseguiu e que pode agora conseguir com Marçal. Não que Marçal e Milei sejam iguais, porque Milei é a imagem do serviçal do poder econômico e Marçal é um delinquente metido em golpes pela internet e em quadrilhas de traficantes. Independentemente de onde saíram, ambos comovem os jovens. Marçal prosperou e ficou milionário.

O fenômeno passa a ser um problema para Bolsonaro, Tarcísio, Michelle, Malafaia e os que investem no futuro do bolsonarismo pensando em 2026 ainda sob a tutela de Bolsonaro. Marçal, que não integra a estrutura de comando ou liderança da extrema direita, é uma ameaça a Bolsonaro como alternativa nacional. Tem 37 anos, escapou do cerco da Justiça até agora, aperfeiçoou lacrações, cortes de vídeos e discursos, é rico e afronta todos ao redor com a irresponsabilidade do cãozinho que entrou no pátio dos cachorros grandes. Pode ser devorado por causa da arrogância. Mas não o subestimem.

Marçal se anuncia como o aperfeiçoamento da direita extremada com voto, a criatura que pode renovar o fascismo com as virtudes que o brasileiro conectado ao bolsonarismo pede: o pensamento raso da síntese simplória e agressiva, o currículo de criminoso, a capacidade para difamar, o empreendedoris-mo, a fortuna, a adoração a Deus e à família e mais o antilulismo e o antiesquerdismo.

Temos aí, como tivemos em 2018, um sujeito com todos os predicados, agora aperfeiçoados e radicalizados, para atender às demandas da família brasileira que se viciou em agressões, negacionismo, racismo, golpismo e todo tipo de preconceito. Ele é o novo estágio do que se iniciou há seis anos. 

Marçal é o cara que resume a frase repetida desde 2018 em quaisquer circunstâncias, por gente esperta, estudada, formada ou imbecilizada, idiotizada e alienada que se dedica às várias formas de fascismo exposto ou dissimulado: é hora de mudar. Ele é o Monark que deu certo. Se não for contido, pode transformar Bolsonaro no Orkut da extrema direita. Marçal é a geração de influencers fascistas cada vez mais perto de um projeto de poder. 

Assista o vídeo onde se vê troca de acusações entre Bozo e Marçal:


EM TEMPO: Todos nós, quer seja no Brasil ou no mundo, somos influenciados diariamente pela ideologia das Classes Dominantes, as quais estão alicerçadas no Capitalismo. Donde se pode observar que a Direita, a Centro Direita e a Extrema Direita são muito fortes e articuladas em quaisquer lugar do mundo. Daí a necessidade imperiosa do governo Lula ter uma política que eduque e politize as massas populares, como forma de Defesa do Estado de Direito e das Liberdades Democráticas. 

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

“Dirigentes do partido de Marçal fazem parte do tráfico de cocaína do PCC”, diz Erika Hilton

Erika Hilton (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Articuladores informais do PRTB, sigla do candidato à prefeitura de São Paulo, são suspeitos de trocar carros de luxo por cocaína para a facção PCC

21 de agosto de 2024

 


247 – Articuladores informais do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), sigla do candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, são suspeitos de trocar carros de luxo por cocaína para a facção criminosa PCC, contribuindo para o financiamento do tráfico de drogas. As informações, reveladas pelo jornal o Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (21), fazem parte de uma investigação da Polícia Civil que envolve o ex-presidente estadual do partido, Tarcísio Escobar de Almeida.

Após a publicação da matéria, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) criticou Marçal na rede social X, dizendo: “Às vezes, a acusação que você faz do outro, é na verdade só uma projeção de si mesmo, né?”.

A parlamentar fez referência às acusações infundadas de Marçal contra o também candidato Guilherme Boulos (Psol). No dia 8 de agosto, o empresário insinuou, sem provas, em um debate eleitoral na TV Bandeirantes, que Boulos seria usuário de drogas. No mesmo dia, o coach também o chamou de “cheirador de cocaína” em vídeos publicados nas redes sociais.

Assista o vídeo: .


EM TEMPO: A extrema-direita utiliza a democracia para destruí-la. O mesmo que Bozo tentou e está tentando fazer atualmente. 

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Se provada fraude, Maduro é ilegítimo, diz Boulos

Guilherme Boulos (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)


Candidato a prefeito de São Paulo também citou Jair Bolsonaro

20 de agosto de 2024

 

247 - O candidato a prefeito de São Paulo e deputado federal, Guilherme Boulos (Psol), questionou nesta terça-feira (20) a vitória do presidente Nicolás Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas de 28 de julho, apontando para a possibilidade de fraude.

“Esta eleição, que está sendo questionada por quase todos os governos do mundo, inclusive o brasileiro, é outra história. Há indícios fortes de fraude na eleição da Venezuela”, afirmou Boulos em entrevista à CNN Brasil. “Se permanecer um presidente que foi eleito numa eleição sem transparência, ele não é legítimo”, prosseguiu Boulos, referindo-se a Maduro. 

“Como não seria legítimo, no Brasil, o [Jair] Bolsonaro tentar dar um golpe e virar a mesa da eleição como ele tentou”, completou o deputado.

A eleição presidencial na Venezuela foi realizada em 28 de julho, e no dia seguinte o Conselho Nacional Eleitoral declarou Nicolás Maduro como presidente eleito para o período de 2025-2031, com 51% dos votos recebidos. Em 29 de julho, protestos eclodiram na Venezuela, resultando em confrontos entre policiais e manifestantes em Caracas. Estes últimos começaram a atirar pedras e coquetéis molotov contra os oficiais de segurança. De acordo com a Procuradoria-Geral, 77 agentes de segurança ficaram feridos e 1.062 pessoas foram detidas por envolvimento na destruição de infraestrutura estatal, incitação ao ódio e terrorismo. 

O presidente Lula defendeu que seja estabelecido um governo de coalização no país vizinho, com participação da oposição, ou ainda, que novas eleições sejam convocadas, o que foi rejeitado pelos setores governistas e de oposição.

EM TEMPO: É isso aí Camarada!