sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Dani Portela é contra armar a Guarda Municipal

 



  ·         Recife, 23/08/2024

  • Por Magno Martins
  • - Edição de Camila Emerenciano

 

 

 

 

Por Carol Brito*

A candidata à Prefeitura do Recife Dani Portela (PSOL) defendeu que a Guarda Municipal continue desarmada na capital pernambucana e disse que “ao contrário dos outros candidatos não vê que uma mudança nessa questão vá reduzir a violência na capital”.

“Sou defensora dos direitos humanos. Em um País onde a arma está sempre apontada para jovens negros e periféricos, não posso defender um armamento maior. Isso aumenta a letalidade de onde deveríamos investir para ter um futuro. Precisamos investir em armamentos não-letais, que a Guarda já pode usar. Mas hoje, nem essas armas não-letais estão em boas condições”, defendeu a candidata.

Dani Portela esteve nesta sexta-feira em sabatina na Rádio Folha FM 96.7, onde foi entrevistada pelo âncora Jota Batista, a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana; com a participação do professor de Ciência Política, Hely Ferreira. Na entrevista, a deputada também defendeu melhorar as condições de trabalho dos guardas.

“Precisamos fortalecer a Guarda Municipal, mas fazendo com que a carreira desses guardas seja mais sólida. Armas, por si só, não resolvem o problema da segurança pública. Falar em armar uma parcela dos guardas, quando a Guarda está desestruturada e com péssimos salários, é um discurso fácil. É preciso ir além disso”, disse Dani.

*Blog da Folha

EM TEMPO: Há muita gente armada em todas as cidades, principalmente porque o governo do ex-presidente Bozo estimulou a compra de armas e a proliferação dos CAC's (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). Convém lembrar que o crime organizado se infiltrou bastante, adquirindo armas através dos CAC's. É sabido que existem inúmeras pessoas que entram na PM e na PC para andarem armadas nos momentos de folga. O mesmo vai acontecer com os Guardas Municipais, os quais também reprimem os moradores de rua, como aconteceu recentemente em SAMPA. Por outro lado, é bom lembrar que os Guardas Municipais já são, em sua maioria, repressivos e certamente servirão para reprimir as manifestações dos trabalhadores e dar cobertura aos prefeitos autoritários. Perguntar não deve incomodar: Porquê o prefeito João Campos só quer armar a Guarda Municipal da Cidade de Recife no próximo ano de 2025, isto é, se for eleito? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário