quinta-feira, 16 de junho de 2022

Não à privatização da Eletrobrás!

 

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS! Mais um crime de lesa pátria!

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro – PCB

Na sexta-feira, 03/06, o governo federal deu sequência a um dos maiores projetos de privatização da história brasileira: a venda de ações da Eletrobrás, histórica estatal conquistada na luta pelo controle estatal da produção energética. Responsável por quase 30% da produção energética do país, a empresa também opera na área de transmissão e distribuição da energia pelo país e tem sido alvo, desde os anos 1990, de tentativas de privatização.

Nesta segunda-feira, a venda de ações da Eletrobrás chegou a um total de 29 bilhões de reais, apresentando leve queda no preço das ações em relação ao preço mínimo de 42 reais perspectivado pelo governo. O plano é vender um conjunto de ações grande o bastante para retirar do governo federal o controle majoritário das ações, com a meta de atingir apenas 45% de propriedade da empresa. Esse projeto privatista vem desde o governo de Michel Temer, com a proposta de privatização da Eletrobrás já em janeiro de 2018, e vem sendo uma prioridade do governo Bolsonaro, como forma de aproveitar o final do mandato para aprovar os últimos desmontes da estrutura das empresas estatais.

O PCB se coloca abertamente contra essa privatização, que converte os investimentos públicos de quase 6 décadas em lucros para os novos acionistas. O impacto dessa medida, além da perda do patrimônio público, é imenso para a classe trabalhadora, consumidora da energia. Nesse cenário de privatização, a tendência ao aumento de custo da energia, como forma de remunerar os acionistas, será um peso ainda maior nos salários dos trabalhadores.

Além disso, as condições dos trabalhadores da Eletrobrás deverá piorar, como tem acontecido sistematicamente nas estatais privatizadas. A ameaça de apagões e falta de energia fora dos grandes centros urbanos também passa a ser muito provável, uma vez que a Eletrobrás abastece regiões que não conferem lucro à empresa, mas que são fundamentais para a vida de grandes setores da população.

Privatizar é crime contra o povo trabalhador!

Fora Bolsonaro, Mourão e Guedes!

Abaixo o capitalismo!

Pelo Poder Popular no rumo do Socialismo!

Comissão Política Nacional do PCB

https://www.youtube.com/watch?v=iNcD0Q7MCZ8  Visão CNN. Quais as consequências da privatização da Eletrobrás. Debate entre o dep. fed. Ricardo Barros e Boulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário