sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

PSOL pede investigação do governo Bolsonaro por compra de votos na eleição do Congresso

Yahoo Notícias, Ana Paula Ramos

sex., 29 de janeiro de 2021

 

Presidente Jair Bolsonaro em manifestação contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (Photo by SERGIO LIMA/AFP via Getty Images)

O PSOL pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investiguem uma possível compra de votos na eleição para as presidências da Câmara e do Senado.

O partido entrou com uma representação no TCU e na PGR contra a liberação, por parte do governo federal, de R$ 3 bilhões em obras a 285 parlamentares. Segundo matéria do Estadão, publicada na quinta-feira (28), o Executivo destinou R$ 3 bilhões para 250 deputados e 35 senadores aplicarem em obras em seus redutos eleitorais,

“Diante de tão severa crise sanitária que o pais passa, é indispensável que os recursos públicos sejam utilizados estritamente dentro de critérios técnicos, e não em troca de apoios político-partidários. É ilegal e imoral trocar verbas públicas por apoios políticos”, diz trecho do documento.

A bancada aponta que o esquema pode ser enquadrado em prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência, além de improbidade administrativa. "Jair Bolsonaro busca eleger seu aliado Arthur Lira como presidente da Câmara para impor uma agenda de ainda mais retrocessos para o Brasil. Para alcançar esse objetivo e facilitar a própria reeleição, está se valendo das práticas mais espúrias. Trata-se de um mega esquema de compra de votos de deputados que custará ao país cerca de 3 bilhões de reais. Dinheiro que pode definir os rumos de uma eleição decisiva para o país”, afirmou a líder do PSOL, deputada Sâmia Bomfim.

O presidente Jair Bolsonaro tem sido acusado de interferência na disputa para as presidências da Câmara e do Senado. Além da liberação de emendas, o governo tem negociado cargos e coagido parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário