Texto extraído do BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 22 de setembro de 2024
Garanhuns amanheceu com uma triste notícia. Faleceu aos 84 anos, o poeta, escritor e autor do Hino de Garanhuns, João Marques dos Santos. A informação foi repassada ao Blog do Carlos Eugênio pelo professor, escritor e membro da Academia de Letras de Garanhuns, Adelmo Camilo.
Ele teve uma parada cardiovascular por volta das 23h50min de ontem, dia 21. O SAMU foi acionado e o socorreu, mas João Marques já chegou ao Hospital sem vida. Ele enfrentava problemas cardíacos e após uma queda no início deste mês, esteve hospitalizado. O Poeta vinha passando por observações e avaliações médicas.
João Marques criou a letra e música do Hino de Garanhuns, além de possuir diversas obras literárias e ser um dos fundadores da Academia de Letras do Município. Dentre suas principais obras estão os livros de poesia: Temas de Garanhuns; Partições do Silêncio e Messes do Azul. Ele também criou o Jornal O Século, que completou 30 anos no último mês de agosto.
Recentemente, em julho passado, a Prefeitura de Garanhuns o homenageou durante o Festival de Inverno, dentro do polo de Literatura. A Homenagem a João Marques contou com depoimentos de alguns escritores que integram a Academia de Letras de Garanhuns e da União Brasileira de Escritores (UBE), que ressaltam o legado do Escritor para a cultura e a história de Garanhuns.
O Corpo de João Marques dos Santos está sendo velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns.
Clique no link abaixo e confira o Hino de
Garanhuns, cuja letra é de João Marques dos Santos:
https://www.youtube.com/watch?v=755JZb9ej5w&t=1s
EM TEMPO: O conterrâneo João Marques é ex-aluno do Colégio Diocesano do Garanhuns e meu ex-colega do Banco do Brasil. Meus sentimentos para os seus familiares e amigos(as)
Nenhum comentário:
Postar um comentário