Atos golpistas em 8/1/23 (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF) |
"O que impacta
é que tamanho aumento do volume de deslocamento não causou estranheza à direção
da PRF", escreve Denise Assis
O processo de deslegitimação das eleições ocorridas em outubro de 2022 foi meticulosamente preparado e teve respaldo substancial de grupos e empresas do setor do Agronegócio, conforme as investigações oficiais promovidas logo após os atos de terror do 8 de janeiro elucidaram. E como a sociedade brasileira sempre suspeitou.
O trabalho, de
extrema competência e feito nos dias imediatamente após o ocorrido –
possibilitando verificar os fatos ainda a quente – reuniu elementos minuciosos,
trazendo à luz, para que fossem investigados, os personagens de destaque
comprometidos com a ação golpista.
Todo o material
reunido foi entregue à CPMI, no mês de julho de 2022. A três meses, portanto,
da conclusão e entrega do relatório final (17 de outubro de 2022). Os subsídios
ali esquadrinhados estão nas mãos das autoridades competentes para que deem
continuidade às apurações e eventuais punições. São análises e documentos
produzidos dentro da oficialidade.
“Após o término da
eleição, iniciou-se o movimento de tentativa de deslegitimação do processo
eleitoral. Sua vertente ostensiva consistiu na concertação de quatro tipos de
ações: bloqueios rodoviários, acampamentos em frente a organizações militares,
comboios de caminhões com destino a Brasília e atentados contra
infraestruturas”, esclarece o relatório dos investigadores.
O movimento, que se
estendeu ao longo de novembro e dezembro de 2022 e culminou com a invasão das
sedes dos Três Poderes em 8 janeiro de 2023, guarda semelhança com a
mobilização realizada entre 6 e 10 de setembro de 2021, que reivindicava
intervenção militar e concessão de maiores poderes ao então Presidente da
República. Uma dessas semelhanças foi o deslocamento de comboios de caminhões
para capital federal. Foram identificados 272 caminhões que seguiram para
Brasília a partir de 4 de novembro de 2022. Quase todos eram oriundos de quatro
estados: Mato Grosso, Goiás, Bahia e Paraná.
O que impacta ao
ler o relatório é que tamanho aumento do volume de deslocamento não tenha
causado estranheza à direção da Polícia Rodoviária Federal. Não por acaso, o
diretor da PRF, Silvinei Vasques, à época à frente da instituição, encontra-se
preso e acusado de usar o cargo para interferir na campanha eleitoral.
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Não se sabe até
quando, pois no dia 21 de dezembro passado (2023), a Justiça Federal no Rio de
Janeiro absolveu o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, em ação de atividade
administrativa na qual ele foi acusado de usar o cargo em campanha eleitoral. O
juiz responsável pela ação, José Arthur Diniz Borges, porém, rejeitou a
acusação, buscando respaldo para a sua decisão, na nova Lei de Improbidade
Administrativa, em vigor desde 2021. A novidade é que a lei agora estabelece
que a irregularidade descrita precisa estar enquadrada “de forma taxativa”
nesse conceito legal para merecer punição. Detalhe: o magistrado que
interpretou o caso desta forma foi homenageado pela PRF, mas não se julgou
impedido.
Pessoas jurídicas do Agro financiaram os comboios dos caminhões
De acordo com o que
consta das investigações, “cerca de metade dos caminhões que se dirigiram a
Brasília naquele período está registrada em nome de pessoas jurídicas, atuantes
sobretudo no setor do agronegócio. Da metade restante, a maior parte pertence a
indivíduos que possuem participação societária em grupos econômicos
majoritariamente ligados ao agronegócio”. Diz, ainda, que “a adesão de
caminhoneiros autônomos foi residual, não tendo ocorrido adesão da categoria ao
movimento, tal como observado, também, em setembro de 2021”.
Após o término da
eleição presidencial de 2022, teve início o movimento visando contestar o
resultado da eleição. Destacaram-se as ações descritas acima: as desencadeadas
em sincronia a partir da noite de 30 de outubro de 2022: (1) - bloqueios
rodoviários; (2) - instalação de acampamentos em frente a organizações
militares (OM) em todos os estados e (3) - deslocamento de caminhões em
comboios com destino a Brasília.
Na capital federal
os comboios tinham como ponto de concentração o acampamento instalado em frente
ao Quartel-General do Exército (QGEx), no Setor Militar Urbano. O quarto tipo
de ação consistiu em quatro atos de vandalismo e atentados contra
infraestruturas (uma delas, o aeroporto internacional de Brasília, na véspera
de Natal).
Desencadeados mais
tarde, a partir de meados de novembro de 2022, os atentados incluíram sabotagem
de pontes e ataque contra base de apoio de uma empresa concessionária de
rodovia, além de torres de transmissão de energia.
Dos 272 caminhões
identificados que integraram tais comboios, 93,38% estão registrados em apenas
quatro estados: Mato Grosso (136 caminhões, ou 50% do total); Bahia (46
caminhões), Goiás (46 caminhões) e Paraná (26 caminhões). De Sorriso/MT e Luís
Eduardo Magalhães/BA partiram a maioria dos caminhões, 72 e 22,
respectivamente.
Verificou-se,
ainda, que 132 caminhões (48,5%) estão registrados em nome de pessoas
jurídicas, o que indica o envolvimento de grupos empresariais no financiamento
ao acampamento em frente ao QGEx. Os demais caminhões (140 ou 51,5% do total)
estão registrados em nome de pessoas físicas. Todavia, não pertenceriam, em sua
maioria, a caminhoneiros autônomos.
Grande parte dos
identificados como proprietários possui participação societária relevante em
empresas de médio porte do setor do agropecuário. A idade dos caminhões reforça
o indício de envolvimento de grupos empresariais. Veículos de caminhoneiros
autônomos têm, em média, 18,4 anos de uso. No entanto, aproximadamente 65% dos
caminhões presentes nos comboios são novos e seminovos (ano modelo a partir de
2019). Somente 18 dos 272 caminhões analisados (6%) têm 18 anos ou mais.
Os comboios
trafegaram principalmente por importantes rodovias, tornando impossível a não
percepção do aumento de fluxo desse tipo de veículo: BRs -163; 158; 060 e 020.
A BR-163 é uma
rodovia longitudinal do Brasil. Possui 3579 km em sua extensão total e seu
trecho principal liga as cidades de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a
Santarém, no Pará. ABR-158 é uma rodovia federal, que atravessa o país de norte
a sul. Inicia-se na cidade de Redenção, no Pará, passando pelos estados do
Mato, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande
do Sul, terminando no município de Santana do Livramento, cidade próxima à fronteira
com o Uruguai. Quanto à BR-060 é uma rodovia federal radial brasileira. Seu
ponto inicial fica na capital, Brasília (DF) e o final, em Bela Vista (MS), na
fronteira com o Paraguai. A BR-020 é também uma rodovia federal radial. Seu
ponto inicial fica na capital federal e o final, em Fortaleza, passando pelos
estados de Goiás, Bahia, Piauí e Ceará.
O mapeamento das
rotas percorridas pelos comboios revela quatro fluxos principais de
deslocamento. O primeiro e o segundo fluxos são formados por caminhões oriundos
de municípios de Mato Grosso, que se deslocaram pela BR-163 e pela BR-158. A
maioria dos caminhões identificados (135) percorreu o caminho para Brasília
pelo eixo rodoviário BR-163. Esse foi o principal fluxo, compreendendo
caminhões provenientes principalmente de Sorriso/MT, Tapurah/MT, Campo Novo do
Novo do Parecis/MT e Nova Mutum/MT. Já a maioria dos caminhões provenientes da
BR-158 são registrados no município de Água Boa/MT Parecis/MT.
O terceiro fluxo
foi formado majoritariamente por caminhões oriundos de Goiás, sobretudo Rio
Verde/GO e Jataí/GO, que percorreram a BR-060, e o quarto fluxo, por caminhões
de Luiz Eduardo Magalhães/BA, que seguiram caminho pela BR-020. Além disso,
foram identificados veículos que chegaram a Brasília dispersos, sem indícios de
deslocamento coordenado.
O cruzamento entre
as unidades federativas (UF) de origem das placas dos caminhões e os eixos de
deslocamento demonstram participação de caminhões registrados no Paraná
movimentando-se a partir de Mato Grosso, o que sugere participação de grupos
empresariais do Paraná que operam no Mato Grosso.
Diversos
caminhoneiros empregados em comboios, em diversos eixos, de acordo com as
investigações, “estão registrados por 12 empresas. Todas elas operam em
atividades relacionadas ao agronegócio”.
(Confira abaixo
a tabela dos empresários que forneceram ou financiaram os comboios golpistas
para o período de novembro de 2022 (preparação), dezembro (tentativas
golpistas) e o 8 de janeiro.
Eixo - BR-163; Empresa - Sipal Indústria e
C.Ltda. Caminhões - 10; Municípios-UF - Paranaguá/PR; Descrição - Moagem e fabrico
vegetal, animal, criação de bovinos, suínos, aves e outros; Contas bloqueadas - STF; Faturamento em 2021 - R$
250.006.540,00
Eixo - BR-163; Empresa - Dalila Lermen
Ltda. Caminhões - 6; Municípios-UF - Sorriso/MT; Descrição - Transporte de
carga; Contas bloqueadas - STF; Faturamento em 2021 - R$
2.900078,12
Eixo - BR-163; Empresa - Transportadora
Rovaris Ltda. Caminhões - 5; Municípios-UF - Sorriso/MT; Descrição - Transporte de
carga; Contas bloqueadas - STF; Faturamento em 2021 - R$
9.000.234,36
Eixo - BR-158; Empresa - Agritex Comercial Caminhões - 5; Municípios-UF - Água
Boa/MT; Descrição - Comércio
atacadista de máquinas pecuárias; Contas
bloqueadas - STF; Faturamento
em 2021 -R$ 80.002.093,00
Eixo - BR-158; Empresa - Vape Transportes Caminhões - 8; Municípios-UF - Água
Boa/MT; Descrição - Transporte
de carga; Contas bloqueadas - STF; Faturamento em 2021 - R$
3.500.000,00
Eixo - BR-060; Empresa - Comércio e
Transportes Comelli Ltda. Caminhões
- 7; Municípios-UF
- Rio Verde/GO; Descrição
- Transporte de carga; Contas
bloqueadas - STF; Faturamento
em 2021 - R$ 12.000.312,50
Eixo - BR-060; Empresa - Armazéns Gerais
Paraíso Ltda. Caminhões - 3; Municípios-UF - Jataí/GO; Descrição - Comércio
atacadista de máquinas pecuárias; Contas
bloqueadas - STF; Faturamento
em 2021 - R$ 27.000.708,70
Eixo - BR-060; Empresa - Armazéns Gerais
Mourão Ltda Caminhões - 2; Municípios-UF - Jataí/GO; Descrição - Transportes de
carga; Contas bloqueadas - Sem
bloqueio; Faturamento em 2021
- R$ 3.000.078,12
Eixo - BR-020; Empresa - Transportadora
Denardin Ltda. Caminhões - 3; Municípios-UF - Correntina/BA; Descrição - Transportes de
carga; Contas bloqueadas - Sem
bloqueio; Faturamento em 2021
- R$ 4.400.117,18
Eixo - BR-020; Empresa - Accert Trasportes Caminhões - 2; Municípios-UF - Luís
Eduardo M./BA; Descrição - Transportes
de carga; Contas bloqueadas - Sem
bloqueio; Faturamento em 2021
- R$ 11.000.290,00
Eixo - BR-020; Empresa - Agrowalker Serviços
Ltda. Caminhões - 2; Municípios-UF - Luís
Eduardo M./BA; Descrição - Transportes
de carga; Contas bloqueadas - Sem
bloqueio; Faturamento em 2021
- R$ 8.000.206,46
OBS: Oito indivíduos
têm registrados em seus nomes vários caminhões empregados nos comboios. Todos
possuem participação societária em pelo menos uma empresa vinculada ao
agronegócio.
Eixo - BR-163; Nome - Alexandro Lermen Caminhões - 7; Descrição - Sócio de
empresas: Agropecuária Campo Santo Ltda; Agropecuária Dona Hilada Ltda.; Contas bloqueadas - STF
Eixo - BR-163; Nome - Arino Bedin Caminhões - 5; Descrição - Sócio de 11
empresas diferentes; Contas
bloqueadas - STF
Eixo - BR-163; Nome - Fabiano Rodrigo Fiat Caminhões - 4; Descrição - Sócio de três
empresas: FJF Transportes e Logísticas Ltda.; FA Incorporadora; Construtora
Imobiliária Ltda. e Concrelider Concretos Usinados Ltda. Contas bloqueadas - Sem bloqueio.
Eixo - BR-163; Nome - Edilson Antonio
Piaia Caminhões - 3; Descrição - Possui vínculos
com 12 empresas Diferentes, a maioria ligada ao agro. Presidente da Associação
Produtores da Linha Santa Maria e diretor da Cooperativa dos produtos de
algodão - Campo Novo do Parecis/MT(COPAC); Contas bloqueadas - Sem bloqueio
Eixo - BR-163; Nome - Evandro Bedin; Caminhões - 3; Descrição - Participação
societária relevante em três empresas vinculadas ao agro; Contas bloqueadas - Sem bloqueio
Eixo - BR-060; Nome - Caio Garcia
Pereira; Caminhões - 4; Descrição - Sócio de
empresas: Araújo Garcia Incorporadora de Empreendimentos Imobiliários Ltda,
Center Plaza Incorporadora e Administradora de Imóveis Ltda.; Center Plaza
Ltda.; Famóveis Fábrica e Comércio de Móveis Ltda.; Garcia Agropecuária
Transportes Ltda. Contas
bloqueadas - STF
Eixo - BR-020; Nome - Laert
Baechtold; Caminhões - 2; Descrição - Sócio de três
empresas: Cialever Agronegócios Ltda.; Cialog Ltda.; e Ciaseeds Agronegócios
Ltda.Transportes.; Contas
bloqueadas - Sem bloqueio.
Eixo - Disperso; Caminhões - 2; Descrição - Possui 60% de
participação na empresa Agrohernandes Transportes e Serviços Ltda. Contas bloqueadas - Sem bloqueio.
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