quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Pesquisa eleitoral 2022: Lula sobe para 47% e Bolsonaro fica em 33%, aponta Datafolha

Yahoo, Redação Notícias

Pesquisa Datafolha apontou que Lula ampliou sua distância na liderança da corrida eleitoral para Bolsonaro. (Foto: Arte / Yahoo Notícias)



nova pesquisa eleitoral 2022 feita pelo Instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (22), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua distância na liderança da corrida eleitoral à presidência da República, passando a ter 47% das intenções de voto no 1º turno. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), permaneceu no mesmo patamar anterior e segue com 33%.

Ciro Gomes (PDT) caiu para 7 %, e Simone Tebet (MBD) se manteve com 5%. A estabilidade com oscilação positiva para o petista no cenários de uma semana para cá, aferida pela mais recente pesquisa do Datafolha, vai acirrar a queda de braço entre as duas campanhas líderes de uma corrida cuja decisão na primeira rodada pode ocorrer no olho mecânico.

Mais cedo nesta quinta, a TV Globo divulgou os resultados de pesquisas Datafolha em relação às disputas estaduais pelos governos de Rio de JaneiroSão Paulo e Minas Gerais.

Na última pesquisa Datafolha sobre o cenário presidencial, divulgada no dia 15 de setembro, Lula (PT) tinha 45%, enquanto Bolsonaro apresentou uma oscilação negativa de 34% para 33%. No mesmo levantamento, Ciro tinha 8% e Tebet ainda tinha 5%.

A diferença entre os dois líderes da corrida presidencial foi agora para 14 pontos, ante 12 pontos na semana passada.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos neste levantamento, feito de terça (20) a esta quinta (22). O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades, e a pesquisa encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo está registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. O índice de confiança é de 95%.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

·         Nome do contratante

·         Valor cobrado pela pesquisa

·         Origem dos recursos investidos

·         Metodologia

·         Período de realização

·         Sistema de fiscalização da coleta de dados

·         Tipo de questionário aplicado

Qual a data das Eleições 2022?

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022

1.     Deputado federal (quatro dígitos)

2.     Deputado estadual (cinco dígitos)

3.     Senador (três dígitos)

4.     Governador (dois dígitos)

5.     Presidente da República (dois dígitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário