sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Pesquisa Ipespe mostra vitória de Lula, queda de Bolsonaro e crescimento de Moro

Yahoo Notícias, Ana Paula Ramos

sex., 26 de novembro de 2021



Pesquisa mostra que Lula da Silva (PT) lidera com 42%, seguido por Bolsonaro, com 25% e Sergio Moro (Podemos) com 11% (Fotos: Getty Images)


·         Pesquisa Ipespe mostra vitória de Lula (PT) com 42% na disputa à Presidência da República em 2022

·         Presidente Jair Bolsonaro teve queda de 3 pontos mas segue em segundo lugar

·         Ex-juiz Sergio Moro cresceu 3 pontos e chegou a 11%

Segundo Pesquisa Ipesp, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando todos os cenários eleitorais para o Planalto em 2022. Realizado de 22 a 24 de novembro, o levantamento mostra Lula com 42% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 25%, e o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), tecnicamente empatados em terceiro lugar, dentro da margem de erro da pesquisa (3,2 pontos percentuais para mais ou para menos).

É a primeira rodada do Ipespe (ex-Ibope) após o lançamento da pré-candidatura de Moro. O ex-juiz da Lava Jato marcou 11%, enquanto Ciro Gomes tem 9%.

O PSDB, com João Doria ou Eduardo Leite, não passa de 2% nos dois cenários. O partido espera concluir neste sábado (27) as prévias que vão escolher o pré-candidato tucano à disputa presidencial de 2022.

Em relação à última pesquisa, em outubro, Lula subiu um ponto percentual e aumentou em 17 pontos sua vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno: 42% a 25%.

Bolsonaro caiu 3 pontos, enquanto Moro subiu três.

Com o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro no segundo turno, Lula vence com 51% a 34%.

Avaliação do governo Bolsonaro

Na pesquisa sobre a avaliação do governo de Jair Bolsonaro, 63% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão, contra 31% que aprovam. Os percentuais mantiveram-se estáveis desde o último levantamento, quando a desaprovação estava em 64% e a aprovação em 30%. Dos entrevistados, 54% consideram que o trabalho de Jair Bolsonaro é “ruim” ou “péssimo”. Já os que consideram “ótimo” ou “bom” são 25%, e 20% acha regular.

EM TEMPO: Não há novidade na Pesquisa, em termos de lista de pré-candidatos, uma vez que o ex-Ministro de Bozo já era citado nas pesquisas anteriores. O que a pesquisa diz é que Moro e Bozo são irmãos "gêmeos". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário