quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Total repúdio às ameaças fascistas!

18 de fevereiro de 2021

EM DEFESA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA E DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!

Comissão Política Nacional do PCB

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público repudiar, como fez à época dos fatos referidos, a grotesca confissão do general Villas Bôas, em livro recentemente publicado, de que articulou com o Comando do Exército ameaça ao STF relativa ao julgamento de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, em abril de 2018. Esta é mais uma prova da articulação golpista estabelecida entre o grande capital, setores da grande imprensa, do Congresso, do Judiciário, Legislativo e das Forças Armadas, que permitiu e apoiou a ascensão do bolsonarismo. O próprio STF é corresponsável por esta situação, por ter levado tanto tempo para responder às ameaças do protofascismo, abrindo espaço para a disseminação do discurso e de práticas reacionárias em nossa sociedade.

Repudiamos também as ameaças públicas que o Deputado Federal pelo PSL, Daniel Silveira (o mesmo que quebrou a placa em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada pela milícia no Rio de Janeiro), pronunciou nas redes sociais, em defesa do retorno do arbítrio, com suspensão de direitos constitucionais e fazendo alusão aos tempos do Ato Institucional nº 05 e da ditadura empresarial-militar, que censurou, torturou, prendeu, exilou e assassinou milhares de brasileiros que se opuseram ao regime autocrático.

O ato do deputado fascista se deu imediatamente após a resposta do STF à repercussão do relato do ex-comandante do Exército, que confessou ter utilizado sua conta em uma rede social para pressionar o pleno daquele colegiado às vésperas de uma votação que poderia dar condições a Lula de ser candidato às eleições em 2018. Está evidenciado que há um conluio das forças mais reacionárias da política brasileira com movimentos golpistas e articulações fascistas, que procuram a todo instante incitar o ódio, atacar os direitos humanos e ameaçar as ainda frágeis liberdades democráticas, duramente conquistadas por militantes revolucionários, organizações democráticas e movimentos sociais e populares no enfrentamento à repressão durante os anos de chumbo.

Num contexto em que a crise estrutural do capitalismo, intensificada pela pandemia da Covid-19, aprofunda as desigualdades sociais, a miséria e a violência contra a classe trabalhadora, ampliando a concentração da riqueza e os lucros dos monopólios privados, de banqueiros e megaempresários, o Governo genocida de Jair Bolsonaro e Mourão, prossegue com sua pauta ultraliberal, buscando intimidar os movimentos de oposição que se articulam em torno do impeachment. Com isso, tenta desviar a atenção das contradições provocadas por uma economia estagnada e com altos índices de desemprego, ao mesmo tempo em que visa fortalecer o campo bolsonarista para as eleições de 2022, com um projeto ainda mais reacionário, excludente e antidemocrático.

O PCB conclama a esquerda e todos os setores antifascistas a lutarem contra as contínuas articulações golpistas e a não baixarem a guarda em nenhum momento na defesa das liberdades democráticas e na rejeição ao projeto neoliberal, expressão da face mais explícita do capitalismo. A arrogância e o anacronismo de determinados aspirantes a ditador e seus cúmplices assassinos, que volta e meia ameaçam com a retomada de um estado repressor para calar o movimento popular, não prevalecerão diante da resistência organizada da classe trabalhadora.

Não temos ilusão alguma de que as instituições da chamada democracia burguesa serão capazes de barrar as ameaças fascistas. Somente a mais ampla unidade na luta de todas as organizações que se opõem ao Governo Bolsonaro-Mourão e a seus aliados golpistas, com a mobilização dos movimentos sociais e populares, será capaz de derrotar o projeto autocrático e toda política de terra arrasada imposta pelo Governo e pelos capitalistas.

PELA CASSAÇÃO DO DEPUTADO DANIEL SILVEIRA (PSL)!

EM DEFESA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA E DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!

FORA BOLSONARO E MOURÃO! IMPEACHMENT JÁ

EM TEMPO: MELHORAR A QUALIDADE DO VOTO É PRECISO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário