quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Solidariedade ao Acampamento Mariele Franco

 

PCB de Alagoas

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Alagoas vem a público manifestar sua solidariedade ao(a)s camponese(a)s do Acampamento Mariele Franco, município de Atalaia, Zona da Mata de Alagoas.

O acampamento se localiza em parte das Fazendas Santa Tereza e Imburí, numa região de grandes propriedades monocultoras de cana-de-açúcar, a 50 quilômetros de Maceió, capital do estado. As terras em questão estão ociosas há anos, contrariando a legislação vigente, e o(a)s acampado(a)s seguem ali, em razão de um acordo extrajudicial, mediado pelo governo estadual.

Entretanto, a prefeita Ceci Rocha (PSC) pressiona para que o(a)s camponese(a)s deixem a área e, no último dia 10 de fevereiro, registrou Boletim Ocorrência contra o(a)s ocupantes, junto à Polícia Civil. Além disso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) denuncia que a prefeitura não tem assegurado, há dias, a distribuição regular de água para as 120 famílias presentes na ocupação.

Consideramos que qualquer tentativa de despejo de famílias camponesas em meio à pandemia do novo Coronavírus constitui, por si só, um ato absolutamente desumano e desconectado da realidade. A situação, porém, é mais grave porque a tentativa de despejo ocorre num município onde quase 70% de sua população adulta apresenta estado nutricional inadequado (Ministério da Saúde, 2020) e, no mínimo, 22% das famílias são de baixa renda (Ministério da Cidadania, 2020).

A produção de alimentos saudáveis é estratégica para a segurança alimentar das pessoas, e a agricultura camponesa é a principal responsável por ofertar produtos frescos, variados e livres de agrotóxicos. Ademais, as famílias camponesas colaboram com a geração de emprego e renda no interior dos municípios.

Diante do exposto, o PCB reitera seu apoio ao(a)s camponese(a)s do Acampamento Mariele Franco e coloca-se inteiramente à disposição para marchar com o(a)s camaradas nessa luta de resistência popular.

Maceió, 21 de fevereiro de 2021

Comitê Regional do PCB/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário