segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Comunicado conjunto dos Partidos Comunistas e Operários

 


NA LINHA DE FRENTE, LUTANDO PELA SAÚDE, PELO TRABALHO E EM DEFESA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA E DOS POVOS

Um ano se passou desde a eclosão da pandemia Covid-19, que também atuou como catalisador para o aprofundamento da crise capitalista, trazendo muito sofrimento para a classe trabalhadora e demais camadas populares ao redor do mundo. Mais de 100 milhões de pessoas adoeceram, mais de 2 milhões de pessoas perderam suas vidas, outros milhões enfrentaram a dramática deterioração de suas condições de vida e os impasses sociais do capitalismo, como o desemprego, a exacerbação da exploração e a repressão.

Os Partidos Comunistas e Operários que assinam esta Declaração Conjunta desejam, em primeiro lugar, expressar nossa solidariedade aos afetados pela pandemia de Covid-19, aqueles que perderam seus entes queridos, aqueles que adoeceram; e enviar os nossos mais sinceros agradecimentos aos médicos, médicas, enfermeiros e enfermeiras, ao pessoal dos hospitais e unidades de saúde que, há um ano, lutam esta batalha, enfrentando grandes dificuldades.

Durante este período, os problemas agravados na atenção primária à saúde e nos hospitais, a escassez de pessoal médico e de enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e os meios de proteção necessários, devido à falta de financiamento, à comercialização e privatização dos serviços públicos de saúde e da produção médica e farmacêutica, que, como tendência, se expressa em todo o mundo capitalista, manifestando-se de forma dramática.

Ao mesmo tempo, grupos monopolistas e empresas farmacêuticas, que aumentaram sua lucratividade, colhem bilhões, enquanto remédios, suprimentos médicos, vacinas e pesquisas nas mãos do grande capital se tornam objetos de lucro, exacerbando as desigualdades entre países e as contradições geopolíticas. O acirramento da competição pela produção e distribuição de vacinas e medicamentos, os atrasos nas vacinas necessárias, as exclusões e a não divulgação de contratos com as indústrias farmacêuticas expressam os impasses do sistema explorador capitalista que opera com base no favorecimento aos grupos monopolistas.

Continue lendo

Destaca-se a importância da luta pelos direitos dos trabalhadores e dos povos, da necessidade do socialismo, que possa colocar o potencial científico e tecnológico contemporâneo a serviço das necessidades populares. Os partidos Comunistas e Operários saúdam as lutas dos trabalhadores da saúde, assim como de todos os trabalhadores e trabalhadoras, agricultores e autônomos, que exigem medidas para garantir sua renda e proteger sua saúde. Denunciamos os governos que, em condições de pandemia, legislam novas medidas antipopulares e contra a classe trabalhadora, colocando o peso da crise nos ombros dos trabalhadores e dos povos, ao mesmo tempo em que reprimem sua luta contra o autoritarismo e a violência policial.

Nós, dos Partidos Comunistas e Operários, continuamos nossa luta. Exigimos em cada país serviços públicos de saúde gratuitos e universais e medidas substanciais para enfrentar a epidemia, para proteger a saúde e a vida dos povos:

– Pelo fortalecimento imediato dos serviços públicos de saúde com financiamento estatal, contratação de pessoal médico e de enfermagem permanente com plenos direitos. Satisfação de todas as necessidades nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e da infraestrutura requerida ao pleno funcionamento dos serviços de pesquisa e saúde pública

– Vacinação mais rápida da população de cada país, com vacinas eficazes, seguras e gratuitas, sem exclusões no fornecimento de vacinas, como acontece às custas dos povos dos países capitalistas menos desenvolvidos. Abolição das patentes de vacinas e todos os demais produtos farmacêuticos necessários que possam ajudar no enfrentamento da pandemia.

– Provisão imediata, gratuita e universal de todos os meios necessários à precaução e proteção (máscaras, luvas, géis desinfetantes, etc.), bem como testes diagnósticos para as pessoas garantidos pelo Estado.

– Garantia de renda e dos direitos das camadas trabalhadoras e populares. Proteção aos desempregados, intensificando o combate ao capital e seus porta-vozes políticos, que buscam atacar ainda mais os direitos trabalhistas e democráticos, os salários e pensões, a seguridade social. Medidas de proteção dos trabalhadores em seus locais de trabalho, transportes públicos, escolas e universidades.

– Nenhuma restrição aos direitos democráticos dos povos sob o pretexto do coronavírus.

– Intensificar a luta contra as intervenções imperialistas e pelo fim imediato de todas as sanções e medidas de bloqueio econômico que em condições de pandemia são ainda mais injustas e criminosas, como o bloqueio criminoso contra Cuba e Venezuela pelo imperialismo norte-americano, e a retirada da ação inaceitável dos Estados Unidos que coloca Cuba de volta na lista dos chamados “Estados patrocinadores de terrorismo”.

– Dizemos não às intervenções imperialistas e aos exercícios militares, como os da OTAN, e exigimos que sejam fornecidos todos os recursos necessários e que os sistemas nacionais de saúde pública e seguridade social sejam adequadamente financiados.

PC da Albânia
PC da Armênia
PC da Austrália
Partido do Trabalho da Áustria
Tribuna Democrática Progressista – Bahrain
PC do Bangladesh
PC da Bélgica
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista do Brasil
Partido Comunista Britânico
Novo Partido Comunista Britânico
Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia
PC de Cuba
PC da Dinamarca
PC da Finlândia
Partido Comunista Germânico
PC da Grécia
Partido dos Trabalhadores Húngaros
Partido dos Trabalhadores da Irlanda
PC da Índia (Marxista)
Partido Tudeh do Irã
Partido Comunista (Itália)
PC Jordaniano
Movimento Socialista do Cazaquistão
Partido Socialista da Latvia
Partido Socialista (Lituânia)
PC do México
Novo PC da Holanda
PC do Paquistão
Partido Comunista Palestino
Partido do Povo Palestino
PC Paraguaio
PKP-1930, PC Filipino
PC da Polônia
PC Português
Partido Socialista Romeno
PC da Federação Russa
Partido Comunista dos Trabalhadores Russos
PCUS
PC da Swazilândia
PC da Síria
Comunistas da Sérvia
Novo PC da Iugoslávia
Partido Comunista dos Trabalhadores de Espanha
Comunistas da Catalunha
PC do Sri Lanka
PC da Turquia
PC da Ucrânia
União dos Comunistas da Ucrânia
PC da Venezuela
Outros Partidos

1. União dos Comunistas na Bulgária

2. Frente Comunista (Itália)

A declaração está aberta para outras assinaturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário