segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O MAL COMEÇO DO GOVERNO SIVALDO ALBINO

 

Por Paulo Camelo (Engenheiro Civil e Militante do Partidão)


No dia-a-dia, ou seja no convívio com as pessoas o melhor conselho é você medir suas palavras. Daí o caso de Trump e agora o de Bolsonaro e aqui em Garanhuns o caso do nepotismo praticado pelo prefeito Sivaldo Albino. O prefeito atual, o qual foi muito crítico, às vezes em tom não civilizado, dos seus opositores, os ex-prefeitos Luís Carlos e Izaías Régis, agora é vitrine e não está acostumado a lidar com esta realidade.

Sem a maioria do eleitorado do Garanhuns, especialmente da classe média, da esquerda autêntica e do empresariado, o prefeito eleito teve cerca de 22 mil votos contra cerca de 42 mil votos contrários. É o Prefeito da minoria, a qual diminui a cada dia que se passa.

Evidentemente que a ampla maioria da população não apoia o nepotismo (indicação de parentes para cargos políticos e administrativos por mais que exista brecha na lei)  praticado pelo atual Prefeito, seja através da Presidência da Câmara de Vereadores (por mais que se diga o contrário, jamais o Presidente atual da Câmara seria eleito caso o Prefeito fosse outro), Secretária de Governo, etc.

Fazendo um comparativo, podemos dizer que num governo do PCB com o PSOL e UP, nós não iríamos interferir na escolha do Presidente da Câmara de Vereadores. Porquê nós não pretendíamos  aprovar na Câmara de Vereadores algum remédio amargo contra  a população. Nosso lema seria: Prefeito não interfere na Câmara, nem tão pouco os Vereadores interfeririam no governo municipal, através de algumas benesses, como é o caso da indicação de cargos. Ou seja, usando um jargão bancário ao contrário: “nem lá e nem lou”.

Durante o período eleitoral foi propagandeado, indevidamente, o “terrorismo eleitoral”, ou seja: “não vote em Paulo Camelo, porque Silvino vai ganhar e o grupo de Zazá se  manterá na Prefeitura”. Falso argumento porquê uma pessoa de bom senso, e o próprio Zazá sabe que uma vez eleito, ninguém iria mandar em Silvino. O que estamos assistindo é que o possível fracasso do governo Sivaldo Albino irá pavimentar  o caminho de volta para Izaías Régis, o que seria um castigo para todos nós Garanhuenses. Como é bom pensar e melhorar a qualidade do voto. Não acha? A verdadeira limpeza quem iria promover era o meu “velhinho de idéias modernas” o Paulo Camelo (rsrsrsrs). Existe  alguma dúvida?

De início o governo Sivaldo Albino, joga para a plateia, afirmando que trabalha três expedientes, que vai reformar o prédio da Prefeitura do Garanhuns (o mais bonito de PE), que vai construir outro prédio para a Prefeitura, que comemora os 40 anos do Relógio das Flores, que vai reformar o Aeroporto (lembrando que o governo de PE está mal de finanças) e outras bobagens.

Mas, o que se espera de um Prefeito outrora crítico é: a anulação dos terrenos que foram doados para amigos empresariais, em plena Pandemia, pelo ex-prefeito Izaías Régis, incluindo o terreno que foi doado ao SESC; a reinauguração do Hospital Municipal (quem não se lembra das críticas de Sivaldo ao fechamento do Hospital pelo ex-prefeito Izaías Régis); a manutenção do emprego dos garis da LOCAR e dos direitos trabalhistas, a exemplo de gratificações, etc; não ao remanejamento exagerado dos funcionários da ativa; a  divulgação, não cumprida,  de concurso para suprir cargos temporários na Prefeitura, quando o correto seria suprir alguma escassez, havendo, de funcionários através de concurso público, uma vez que a demasia de contratos, por indicação ou não, funciona como um “exército eleitoral”. No governo do PCB com o PSOL e UP,  nós iríamos limitar o contingente de contratados de 5 a 10% do números de funcionários efetivos. Ou seja, seria algo emergencial, como seriam contemplados os estudantes da AESGA que residissem em Garanhuns. Não precisava  promover concurso nos moldes do governo municipal da burguesia, bastava  que a AESGA se encarregasse  de fazer a devida seleção para dar prioridade ao estágio  curricular dos graduandos. Seria assim, no governo nitidamente de esquerda, formado por PCB, PSOL e UP.

E O PT? Há, o PT é uma “ondia”, com todo respeito ao “matuto”. Participar de um governo de Direita é dose pra leão, isto é, sem ser “rubro-negro”. Sou alvi-rubro, mas trato os rubro-negros e tricolores, com todo respeito.  Em Garanhuns é claro que sou setembrino.

Fazendo um paralelo, observamos que nesse final de semana, 23 e 24 de janeiro de 2021,  grupos de Direita se somaram aos de Esquerda, pelo impeachment de Bolsonaro. Aqui em Garanhuns, observamos que setores da Esquerda Autêntica e da Direita, já começaram a se manifestar contrários as ações indevidas do governo Sivaldo Albino. Portanto, há sinais de fraqueza no governo burguês municipal. Cuidado para não chegar em 2022 com pouco oxigênio e fragmentado, principalmente se o PSB perder o governo do Estado de PE.

AGORA DURMAM COM ESSA BRONCA (rsrsrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário