domingo, 31 de janeiro de 2021

AS MUDANÇAS NÃO CONVINCENTES DO GOVERNO SIVALDO ALBINO

Por Paulo Camelo

Sempre que um novo Prefeito assume a Prefeitura, é movido por uma onda  de mudança sob todos os aspectos. Começa pelo Gabinete ao mudar a paisagem, lay-out, etc.  Alguns deles adquirem  novo automóvel , moderno e veloz como parece deixar transparecer que será a sua administração. Pouco a pouco quando  a realidade nua e crua bate na sua porta, começam  a surgir  obstáculos  criados  pelo  próprio Prefeito e sua equipe.

Demonstrando um total desconhecimento  da legislação federal e municipal, no que diz respeito  a educação,  o governo Sivaldo Albino promove  rodízio  inesperado  entre os gestores das escolas municipais, quando poderia  emitir decreto relativo a implantação da Gestão  Democrática, onde os gestores seriam escolhidos  pelos estudantes, professores e comunidade.

Caso semelhante  foi feito, recentemente,   com os profissionais da saúde em plena Pandemia. Fazendo um paralelo com  time de futebol, não se deve mexer na equipe que há muito tempo vem  lutando, salvando vidas   e  combatendo a cruel Pandemia  ora  provocada pelo Coronavírus (COVID 19). A explicação  de que os servidores podem trabalhar em qualquer lugar  é  muito simplista  numa época de Pandemia. Principalmente quando não se tem reclamo popular para mudar  a equipe de saúde que geralmente procura dar o máximo de si pela comunidade. A carência que geralmente existe na área da saúde é do  poder público municipal/estadual/federal, seja na ausência  de medicamentos, seja na precariedade da infra-estrutura  para realização dos exames  solicitados pela equipe médica.  Vale lembrar que a grande maioria dos profissionais da saúde são vocacionados para o exercício da profissão.

Para piorar a situação, na semana passada  uma fração de Guardas Municipais  se aliaram com a Polícia Militar para realizarem  uma abordagem  repressiva  aos usuários do Mercado 18 de Agosto, colocando  o público que frequenta  aquele ambiente comercial  sob suspeita de alguma irregularidade cometida.   Bem que os Guardas Municipais poderiam auxiliar na efetivação das Barreiras Sanitárias e no Distanciamento  Social para inibir a proliferação do COVID 19.

Há um falso argumento  dito por membros e simpatizantes  do governo municipal de que 1 mês é muito pouco para começarem a criticar o Prefeito  do Garanhuns. Mas, a maioria  dos críticos se espelham no próprio  prefeito Sivaldo Albino, crítico contundente dos seus adversários. Agora que é “vitrine”, estão achando ruim. Por falta de um norte programático a tendência é  o aumento das críticas. Afinal, estamos correndo o risco de que a mudança no governo municipal  foi apenas de pessoas, uma vez que  na  política está havendo enorme  conformidade  com o   governo do ex-prefeito Izaías Régis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário