sábado, 12 de abril de 2025

Por que Glauber Braga tem que ficar

 

"É uma agressão à soberania popular, ao voto de 78 mil eleitores cuja vontade está ameaçada de cassação", diz Reimont Otoni

12 de abril de 2025

Glauber Braga (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)








O processo espúrio e manipulado contra o deputado federal Glauber Braga não pode prosperar. É uma grave ameaça à Democracia e ao Estado Democrático de Direito, com viés de lawfare – supostamente, usam a regra, mas para montar uma farsa de caráter político-ideológico, pela qual a extrema direita tenta se vingar do bravo parlamentar e de toda a bancada de esquerda e progressista.

Na teoria, Glauber está sob ameaça de cassação por ter reagido a seguidas ofensas e provocações dirigidas não só a ele, mas também a sua mãe, a ativista e ex-prefeita de Nova Friburgo Saudade Braga, já enferma e que faleceu poucas semanas depois do episódio.

Sabemos que o motivo não é esse.

É uma nuvem de fumaça para contrapor às investigações contra os golpistas que tentaram derrubar e atentar contra a vida do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

É uma agressão à soberania popular, ao voto de 78 mil eleitores cuja vontade está ameaçada de cassação. 

É injusta e absurdamente desproporcional, considerando todos os processos não avaliados ou pendentes na mesma Comissão de Ética da Câmara, como o que deveria analisar as agressões físicas sofridas pelo companheiro deputado Rogério Correia (PT-MG), chutado pelo também deputado Éder Mauro (PL-PA) durante uma sessão do próprio Conselho de Ética, em junho de 2024. Rogério apresentou farta documentação probatória, incluindo exame de corpo de delito, fotos dos hematomas, laudo médico e vídeos, mas o processo segue parado. 

Glauber e eu não somos do mesmo partido, mas sempre estivemos lado a lado em episódios cruciais da nossa República, como na luta pela aprovação Política Municipal para a População em Situação de Rua, de minha autoria. Jamais esquecerei o discurso firme e histórico de Glauber ao votar contra o vergonhoso impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O Congresso Nacional não pode prescindir da imensa contribuição desse parlamentar ético, valoroso, combativo e dedicado, com paixão, às lutas do povo brasileiro.

Cassar Glauber Braga é um golpe na Democracia, comparável às tentativas, tratativas e atos realizados pela extrema direita desde que percebeu que perderia as eleições de 2022.

Glauber Braga tem que ficar.

Assista ao vídeo com José Genoino:

https://www.youtube.com/watch?v=lTnQ6m6x19E&list=UU_M1ek8fhnDkz5C2zfkTxpg

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário