sábado, 25 de novembro de 2023

"O acordo pela troca de prisioneiros representa uma vitória do Hamas", diz Joaquim de Carvalho








Joaquim de Carvalho, bandeiras do Hamas (verde), de Israel e, ao fundo, a Faixa de Gaza (Foto: Reprodução | Reuters)

Em comentário na TV 247, o jornalista alertou para o fato de que Israel pode tornar "a ofensiva ainda mais violenta" na Faixa de Gaza, onde ocorre o genocídio contra palestinos

25 de novembro de 2023

247 - Repórter especial e documentarista do 247, Joaquim de Carvalho afirmou neste sábado (25) que o acordo entre israelenses e palestinos "representa uma vitória" do grupo islâmico Hamas. "O acordo pela troca de prisioneiros representa uma vitória do Hamas. Israel prende crianças, adolescentes. Quando você prende alguém e não tem julgamento. Isso é sequestro", afirmou o jornalista no programa Bom Dia 247.

O comentarista alertou para a continuidade do conflito. "Israel pode intensificar as ações, tornando a ofensiva ainda mais violenta. Israel não quer passar a imagem de recuo". O jornalista comentou o sofrimento das pessoas presas por forças israelenses. "Muitos não podem voltar (para casa). Isso Israel é que decide", lamentou Joaquim de Carvalho.

Segundo o repórter, "o sionismo faz com a Palestina o que os nazistas fizeram com os judeus na Alemanha". "É duro falar isso, mas é a verdade", disse, complementando que autoridades israelenses "têm perdido" com o conflito. "O mundo está tomando conhecimento".

Integrantes do grupo islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, e do governo israelense concordaram em dar uma trégua de quatro dias no conflito, começando às 7h de sexta (2h, no horário de Brasília). Mas é possível que a trégua se estenda por mais dias, informou o presidente do Serviço Estatal de Informação do Egito, Diaa Rashwan, o que significaria "a soltura de mais reféns detidos em Gaza e prisioneiros palestinos".

No primeiro dia do acordo foram libertadas 24 pessoas (13 mulheres e crianças israelenses, 10 cidadãos tailandeses e 1 filipino). Em troca, autoridades de Israel libertaram 39 palestinos que estavam presos no país. No segundo dia da trégua, o Hamas deve libertar pelo menos 13 reféns, e Israel soltar ao menos 39 palestinos.

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cG7MDLEkTgk&t=5s  TV 247. Participação de Leonardo Attuch e Joaquim de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário