NEWS 360 - História por Pedro Santos
Luiz Inácio Lula da Silva jura su cargo como
presidente de Brasil - Jens Büttner/dpa© Fornecido por News 360
Os líderes internacionais começaram a reagir à tomada de posse de Luiz Inácio Lula da Silva como o 39º presidente do Brasil, que saudaram como o início de uma nova fase nas relações com o país sul-americano.
"Ordem e progresso: o Brasil faz jus ao seu lema", tweetou o Presidente francês Emmanuel Macron. "Parabéns, caro presidente e caro amigo pela sua tomada de posse, estamos juntos", escreveu ele por sua conta.
O Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier aclamou o juramento como um ato que coloca o Brasil "de volta ao palco internacional". "Precisamos do Brasil. Precisamos de uma liderança política brasileira que desempenhe um papel não só na cooperação económica, mas também na proteção global do clima", disse ele, segundo a DPA.
O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak também felicitou Lula pelo início do seu terceiro mandato "histórico" como líder do Brasil. "Em nome do Reino Unido, desejo-vos o maior sucesso na vossa liderança do Brasil, e expresso o nosso desejo de reforçar as nossas relações económicas e ambientais", disse ele, também na sua conta do Twitter.
Também na mesma rede social, o
presidente da Argentina, Alberto Fernández, e a vice-presidente, Cristina
Kirchner, saudaram a investidura. "Um novo dia amanhece na América do
Sul", escreveu o antigo presidente. "Força Lula, força Brasil",
acrescentou ela.
Do lado espanhol, a segunda vice-presidente do governo, Yolanda Díaz, que esteve presente na cerimónia de inauguração em Brasília, destacou um "dia histórico para o povo brasileiro em que a esperança está finalmente a fazer o seu caminho", numa mensagem acompanhada de uma imagem com o ex-presidente uruguaio José Mujica e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Este último expressou a sua esperança de que o juramento de Lula se juntaria "a estas mudanças políticas que trarão o caminho irreversível da integração sul-americana", enquanto o presidente do Chile, Gabriel Boric, saudou "um dia de tal esperança para o Brasil, a América Latina e o mundo", numa mensagem que concluiu com um "abraço firme".
Entre as reações pendentes à
investidura, destacam-se algumas, como as dos Estados Unidos e da representação
venezuelana, finalmente chefiadas pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge
Rodríguez, "para acompanhar o fraterno povo brasileiro" na
inauguração, de acordo com uma mensagem publicada assim que desembarcou no
Brasil.
Fonte: (EUROPA PRESS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário