domingo, 27 de março de 2022

Macron toma distância de Biden, diz que não chamaria Putin de "carniceiro" e aposta na diplomacia

 

O presidente francês Emmanuel Macron (Foto: Reprodução/TFI)


"Eu não usaria esse tipo de comentário porque continuo discutindo com o presidente Putin", diz Macron

27 de março de 2022

 

Rádio França Internacional - O presidente francês, Emmanuel Macron, disse neste domingo (27) que não chamaria o presidente russo, Vladimir Putin, de "carniceiro", como fez o presidente americano, Joe Biden, em visita à Polônia, neste sábado (26).  

"Eu não usaria esse tipo de comentário porque continuo discutindo com o presidente Putin", disse em entrevista ao canal de televisão France 3 o presidente francês, Emmanuel Macron, que deve, em breve, voltar a conversar por telefone com o presidente russo. 

"Queremos parar a guerra que a Rússia começou na Ucrânia sem adicionar conflitos e subir o tom. Esse é o objetivo", disse Macron. Segundo ele, a meta é obter um cessar-fogo e a retirada total das tropas, de maneira diplomática. "Se queremos fazer isso, não devemos subir o tom com palavras e ações", reiterou o presidente francês. Descrição: .

Na Polônia, Biden também disse que Vladimir Putin não poderia permanecer no poder. Os comentários foram, em seguida, atenuados pela Casa Branca, que disse que o presidente americano não estava pedindo "a mudança de regime na Rússia". Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov disse que “insultos pessoais desse tipo reduzem as possibilidades de relações bilaterais com o atual governo americano".  

Em outras palavras, a França prevê problemas com a falta de gás e não quer deixar as coisas mais difíceis com a Russia apenas porque os EUA com suas sanções descabidas precisam vender GNL a preços exorbitantes além de armas para Europa. Essa situaçao causada pelos EUA tende a ficar insustentavel, pois os paises europeus estao proximos a Russia enquanto os yankees, no seu conforto, estão manipulando os demais paises a distancia. Assim que as coisas começarem a faltar e pesar no bolso europeu, o apoio vai começar a ruir.

EM TEMPO: As ameaças dos EUA e da OTAN sobre a Rússia têm objetivo político (Biden tenta recuperar seu governo perante a opinião pública) e econômico (venda dos produtos dos EUA e, também, armas). Por outro lado, Macron está perdendo terreno para o candidato de esquerda, isto é, para as eleições presidenciais na França, pois à esquerda cresce na aceitação popular por ter se colocado contrário a guerra na Ucrânia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário