domingo, 2 de janeiro de 2022

GARANHUNS: retrospectiva política ano 2021

Cratera na Rua Senador Paulo Guerra

Por Paulo Camelo (*) 

No dia primeiro de janeiro de 2021 toma posse o novo Prefeito do Garanhuns e o Vice, ou sejam, Sivaldo Albino (PSB) e Pedro Veloso (PT), respectivamente.

Recheado de esperança, pelos munícipes,  os adeptos do novo governo teceram diversas críticas aos que criticaram o governo com menos de 100 dias.   Depois  de comemorar os 40 dias iniciais, alusão ao número 40 do PSB, os defensores do novo governo argumentaram que era preciso esperar seis meses e por último prorrogaram que as críticas só deveriam ocorrer 1 ano  após a posse ocorrida em 01.01.2021. Tudo enrolada. Afinal, desculpa de “amarelo” é “comer barro”.  Já dizia  o ditado popular.

Passado 1 ano, o governo Sivaldo Albino só conseguiu  êxito na implantação da  “Magia do Natal”, a qual foi iniciada, noutro formato, no governo do ex-prefeito Luís Carlos e mantido e aperfeiçoado  no governo do ex-prefeito Izaías Régis.

PORQUE AS CRÍTICAS INICIAIS TINHAM  SENTIDO?

Desde a campanha eleitoral o candidato a Prefeito, nas Eleições de 2020, Sivaldo Albino, demonstrou  não ter  a mínima proposta para administrar a nossa cidade ao copiar e propor, na maior “cara de pau”,  a implantação do Teleférico, num Debate ocorrido na Rádio Jornal, roubando vergonhosamente a consolidada proposta do “velhinho” (rsrsrs), porém super moderno e  de idéias novas, o Paulo Camelo, candidato pelo Partidão (Partido Comunista Brasileiro).   

Com toda a tolerância possível que possamos ter  diante do governo  Sivaldo Albino, eis que surge a “prova de fogo” em meados do mês de abril/2021, quando, na ocasião,  as fortes chuvas abriram uma enorme cratera no acesso a Rua Senador Paulo Guerra, bairro Boa Vista, e até hoje o governo municipal patina e  não consegue  solucionar, ficando o logradouro parcialmente interditado até hoje. Ou seja, há quase  9  meses  que a população reclama e nada de solução. Daí a  veracidade do nosso questionamento inicial, o qual surge a partir da falta de um programa de governo consistente e da incapacidade do atual gestor em administrar a nossa cidade. Portanto, de nada adianta as suas bravatas, idênticas as do ex-prefeito Izaías Régis, dizendo que tem milhões de reais para investir em nossa cidade. A “cratera” continua a “céu aberto”  sem previsão de solução.

GOVERNO DESPREPARADO COM O AVAL DO PT

Nas eleições de 2020 coube ao PT dar o verniz de “esquerda” ao candidato a prefeito Sivaldo Albino, direitista até a alma, o qual em meados de 2016 foi  o “carrasco” do PT ao participar de uma passeata, em Garanhuns,  pela cassação da ex-presidente Dilma e detonando o nosso conterrâneo e ex-presidente Lulinha.

Hoje, é público e notório que  o vice-prefeito Pedro  Veloso  (PT) está abandonado pelo governo municipal, ocorrência que se repete quando a vice-prefeita Rosa Quidute, também do PT, foi outrora  escanteada  pelo amostrado, direitista  e ex-prefeito Izaías Régis.

Aqui segue um recado para o PT de Garanhuns: “política não é para amadores”.

A GRANDE VITÓRIA DOS GARANHUENSES  EM 2021

Nem tudo foi tristeza em Garanhuns, apesar da Pandemia, da “Cratera  na Rua Senador Paulo Guerra”,  do  desgoverno Bozo,  da tentativa de Golpe em 07.09.2021, dos ataques  aos Índios, a democracia, ao meio ambiente, da privatização das refinarias da Petrobras, dentre outros.

Rio Mundaú

Pois conseguimos  aprovar no dia 25.05.2021 na CLP (Comissão  de Legislação Participativa) da Câmara dos Deputados, em Brasília, a nossa consagrada proposta de implantação da CODEVAM (Companhia de Desenvolvimento do Vale do  Mundaú), proposta  defendida  pela Associação dos  Quilombolas do Castainho,  cujo Presidente é o conterrâneo  José Lopes, tendo como Projetista o “jovem” de cabelo branco (rsrsrs) o engenheiro civil Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti. Convém lembrar que contamos   com o apoio  de  dois aliados importantes na defesa da CODEVAM, ou sejam, os Deputados Federais pelo PSOL de São Paulo e Rio de Janeiro, Luiza Erundina e Glauber Braga, respectivamente.

Considerando que o Rio Mundaú nasce em Garanhuns e vai desaguar na Lagoa do Mundaú em Maceió (AL), a CODEVAM ao ser implantada, possivelmente no próximo  governo Lula, vai gerar  milhares de empregos  e o desenvolvimento econômico, social e ambiental de toda a região das Bacias Hidrográficas do Mundaú I e II.  Portanto, a CODEVAM é um órgão semelhante a CODEVASF.

Em tom de alegria para debelar a tristeza podemos dizer que Paulo  Camelo é um  político que atua como se fosse  um Deputado Federal  Interestadual (rsrsrs), uma vez que o mesmo atua em defesa dos interesses, sem as benesses do famigerado “Orçamento Secreto”, de dois estados da federação, ou sejam, PE e AL   (rsrsrs).

PERSPECTIVA  PARA O ANO 2022 EM DIANTE.

Iniciamos 2022 com a perspectiva do aumento das passagens   de ônibus urbano sem que o  Governo Municipal e a Câmara de Vereadores, defendam  os interesses dos nossos conterrâneos, os quais   perderam, sobremaneira,  o seu  poder de compra e de sobrevivência econômica e social no período da Pandemia.  Sugerimos que as entidades estudantis e as entidades representativas de  classe  dos(as)  trabalhadores(as) se manifestem em defesa  do congelamento dos valores das passagens ou do PASSE LIVRE, bandeira esta defendida  por Paulo Camelo, do PCB,  nas Eleições de 2020, mas infelizmente a nossa população não quiseram   o “velhinho” (rsrsrs), mas os  "carrascos".

Por outro lado, teremos eleições para Presidente, Governador, Senador, Deputados Federais e Estaduais. É imperioso que a população brasileira  defenda as Liberdades Democráticas, o Estado de Direito, o devido Processo Legal  e que votem em candidatos o mais comprometidos possível com os interesses dos(as)  trabalhadores(as) dos campos e das cidades.

(*) Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti é engenheiro civil e militante político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário