quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Lula é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron

 

Ricardo Stuckert


Macron recebeu Lula no Palácio do Eliseu, em Paris, com toda a pompa reservada aos chefes de Estado

 17/11/2021

 


 

Na viagem que faz pela Europa desde o último dia 11, Lula tem tido uma “calorosa recepção”, como destacou a imprensa internacional, e o tratamento de um verdadeiro chefe de Estado. Prova disso foi o encontro que teve, nesta quarta-feira (17), com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula chegou ao Palácio do Eliseu, sede do governo francês, no fim da manhã, onde era esperado por Macron na entrada (veja vídeo abaixo).

https://twitter.com/LulaOficial/status/1460951152984576009?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1460951152984576009%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpt.org.br%2Flula-e-recebido-pela-presidente-da-franca-emmanuel-macron%2F

Vide link abaixo contendo depoimento emocionante de uma jovem cientista política. Evento ocorreu em Paris nesta data:

https://twitter.com/i/status/1460702313304178695

O que disse a ex-presidente Dilma:

Dilma

Há algumas semanas, Bolsonaro foi ignorado e o Presidente da França se recusou a recebê-lo no Palácio. Hoje, Lula foi recebido com honras de Chefe de Estado, como presidente do Brasil!

Como havia antecipado na terça-feira (16), ao proferir uma palestra no renomado instituto SciencesPo, Lula discutiu com o líder francês a cooperação entre os países europeus e da América Latina na busca de soluções para os desafios globais atuais, como a busca por um comércio mais justo e solidário e a superação da fome, da miséria e dos impactos das mudanças climáticas.

Pouco antes do encontro, Lula lembrou que um dos objetivos de sua viagem é colaborar para melhorar a imagem do país no exterior, uma vez que a política externa do governo Bolsonaro só tem levado ao isolacionismo.

Estou viajando para dizer ao mundo que o que o Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. O Brasil não se resume a seu atual governante. Essa é a razão da minha viagem. Recuperar a confiança no Brasil”, publicou Lula no Twitter.

Encontros com lideranças

Nessa viagem, Lula tem se encontrado com diferentes lideranças sociais, intelectuais e políticas, como a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC), Sharan Leslie Burrow, na Bélgica; o vencedor das eleições e futuro primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Para parlamentares do Partido dos Trabalhadores, os encontros com Macron e outras autoridades mostram que Lula é reconhecido pela comunidade política internacional como um importante líder não só do Brasil, mas globalmente.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, destacou a capacidade de Lula de olhar e apontar soluções para os desafios que tanto o Brasil quanto o mundo enfrentam. “Um verdadeiro chefe de Estado olha para o seu país, resolve os problemas do seu povo, mas se integra aos demais, porque o país depende de uma solução global”, analisou (veja vídeo abaixo).

“Nosso presidente segue nos orgulhando e mostrando lá fora o Brasil que realmente somos”, afirmou a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). “Para nós brasileiros, Lula é a maior esperança de retornarmos aos trilhos do desenvolvimento, da ciência, do humanismo e contra as desigualdades. Lula também é esperança para o mundo, pela paz, contra a fome e união entre os povos”, avaliou o deputado José Guimarães (PT-CE).

EM TEMPO: Chora Bozo, Bolsominios e Moro (rsrsrs)

FONTE: www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário