quarta-feira, 28 de julho de 2021

STF responde Bolsonaro sobre combate à Covid: 'uma mentira contada mil vezes não vira verdade'


Yahoo, Redação Notícias

qua., 28 de julho de 2021

The Statue Of Justice by Alfredo Ceschiatti in front of the Supremo Tribunal Federal or Supreme Federal Court on the Praca dos Tres Poderes in Brasilia, Brazil, with the Palacio do Congresso Nacional or Palacio Nereu Ramos, home to the Brazilian Parliament, in the background, circa 1970. (Photo by Archive Photos/Getty Images)


 

·         Resposta foi dada através de vídeo postado nas redes sociais;

·         Supremo afirma que jamais proibiu o governo federal de agir no combate à pandemia;

·         No sábado, Bolsonaro disse que "se estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente".

Em publicação feita nesta quarta-feira nas redes sociais, o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que jamais proibiu o governo federal de agir no combate à pandemia de covid-19, conforme vem sendo dito pelo presidente Jair Bolsonaro. "Uma mentira contada mil vezes não vira verdade", dizia a postagem através de vídeo, além de alertar sobre o perigo das fake news. 

O vídeo explica que, conforme decisão do plenário, União, estados e municípios têm “competência concorrente” para agir na pandemia". Bolsonaro e seu entorno vêm afirmando que a decisão do Supremo de abril de 2020 sobre a competência dos estados para decidir medidas de contenção do vírus teria limitado a atuação do governo federal. O entendimento do STF, no entanto, é de que todos – União, Estados e municípios – são responsáveis por esse enfrentamento.

No último sábado, o presidente disse: "Se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente", afirmou a apoiadores que estavam no Palácio do Alvorada. Esta não é a primeira medida que o Supremo toma contra declarações a respeito da competência concorrente para medidas de combate à pandemia. Em janeiro, a Corte divulgou uma nota rebatendo a informação de que teria proibido o governo federal de agir.

"Na verdade, o Plenário decidiu, no início da pandemia, em 2020, que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. Esse entendimento foi reafirmado pelos ministros do STF em diversas ocasiões", disse o comunicado.

EM TEMPO: O certo seria Bozo dizer: "Se eu não tivesse atrapalhado, não teria morrido tanta gente". Tem muitos políticos que pensam que o povo é bobo. Por isso mentem descaradamente. Mas, uma parcela da mídia e os boatos também mentem bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário