sexta-feira, 28 de maio de 2021

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA COMPANHIA DO VALE DO MUNDAÚ É APROVADA PELOS DEPUTADOS

Texto extraído do Blog de Roberto Almeida em 26.05.2021

 

Proposta do engenheiro garanhuense Paulo Camelo para implantação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do Mundaú, CODEVAM, foi aprovada, nesta terça-feira (25), por unanimidade, na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

 

O projeto agora vai direto para o Ministério do Desenvolvimento Regional para ser analisado e  tem tudo para ser aceito.

Proposta teve como padrinho político o deputado federal Glauber Braga,  do PSOL  do Rio de Janeiro. Atuação do parlamentar foi de fundamental importância para o projeto ser aprovado.

Deputada federal Luiza Erundina, do PSOL de SP, também lutou pela aprovação da CODEVAM. Ela fez um discurso emocionado e propôs que o projeto da criação da Companhia faça parte dos arquivos da Comissão de Legislação Participativa.

Deputado federal  Benes Leocádio, do Republicanos do Rio Grande do Norte, fez um bonito e expressivo parecer para ser entregue ao Ministério do Desenvolvimento Regional

Por Garanhuns, participaram da reunião, por vídeo conferência, o presidente da Associação Quilombola do Castainho, José da Silva Lopes e o engenheiro civil  Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, este último na  condição de autor da proposta.

Por sinal o projeto contou também com o apoio do deputado federal João Daniel, do PT de Sergipe, que fez rasgados elogios à proposta do engenheiro garanhuense. A aprovação foi feita por unanimidade.

Criada, à CODEVAM  irá funcionar de forma semelhante à CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba).  É um empreendimento que vai beneficiar uma extensa  região entre Pernambuco e Alagoas.  O Rio Mundaú nasce em Garanhuns e vai desaguar na Lagoa do Mundaú em Maceió.

Segundo Paulo Camelo, essa é a maior proposta aprovada para o desenvolvimento de Garanhuns e região, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas entre Pernambuco e Alagoas.

Originalmente a proposta da CODEVAM foi aprovada em Assembleia dos quilombolas do Castainho,  no dia três de junho de 2019.

“Afinal Castainho tem muito a ver com o Rio Mundaú, uma vez que na Guerra dos Palmares, acontecida na Serra da Barriga em União dos Palmares/AL, os negros  vieram pelo Rio Mundaú e começaram a povoar Garanhuns nas Colinas Quilombo (onde se localiza a Rádio Marano) e  Magano”, explicou Camelo.

Está aí um bom exemplo. Embora sem mandato, o engenheiro garanhuense luta pelo desenvolvimento da cidade e região.

Foto da nascente do Rio Mundaú:

http://terradomagano.blogspot.com/2012/06/nascentes-do-rio-mundau.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário