sábado, 18 de janeiro de 2025

André Singer: nova classe trabalhadora não está satisfeita com Lula. É um fenômeno que tem raiz de classe

 

André Singer (Foto: Reprodução)






De acordo com o analista, a alta do custo de vida e o novo perfil do mercado de trabalho ainda representam desafios para o governo

18 de janeiro de 2025

Por  Leonardo Lucena

247 - Professor titular do Departamento de Ciência Política da USP, André Singer afirmou que a inflação e o novo perfil do mercado de trabalho, com aumento de pessoas se sustentando por conta própria, explicam os desafios que o governo Lula enfrenta para alavancar a popularidade. “Um dos elementos da insatisfação tem a ver com o custo de vida, que esteve significativamente alto o tempo todo, e não baixa”, disse em entrevista à BBC. 

“O outro fator tem a ver com a mudança do mercado de trabalho no Brasil. Depois do impeachment da presidente Dilma, tivemos a reforma trabalhista com perda acentuada de direitos e praticamente dez anos de intensa transformação tecnológica, em que o trabalho por plataformas entrou com uma força que não existia até então. Com isso você tem uma fragmentação da antiga classe trabalhadora que ganha agora uma forma nova”, continuou. “As pessoas que não passaram pela experiência anterior acham que o mundo é assim e que, portanto, é preciso se virar por conta própria”

EM TEMPO:  Faz-se necessário considerar que tanto os(as) trabalhadores(as) agrícolas, como também aqueles que instalaram seu próprio negócio, constituem uma massa de trabalhadores(as) pequeno-burgueses(as), uma vez que pensam como "patrões(patroas)". Além do mais a maioria da população brasileira, como também do mundo inteiro, oscila entre à Direita e a Centro Direita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário