quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Lula cita Getúlio Vargas e condena Lava Jato na retomada da refinaria Abreu e Lima

 

Lula e funcionários da refinaria Abreu e Lima (Foto: Ricardo Stuckert)








Na retomada dos investimentos na refinaria em Pernambuco, presidente também afirmou que os responsáveis pelo processo de destruição da economia nacional estão 'apodrecendo'

18 de janeiro de 2024

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado de uma série de autoridades, anunciou nesta quinta-feira (18) um marco na retomada dos investimentos energéticos do país. O evento de assinatura para a retomada de investimentos na refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), foi carregado de declarações fortes e simbolismo, destacando-se não apenas pela retomada da refinaria, mas também pelas referências históricas e críticas às influências externas nas políticas nacionais.

Lula, ao discursar, teceu uma conexão direta entre os desafios que enfrentou e aqueles vivenciados por Getúlio Vargas, mencionando as pressões e interferências dos Estados Unidos, particularmente no contexto da Operação Lava Jato. 'A história ainda vai ser contada de forma verdadeira', disse Lula, criticando a elite por se submeter a interesses estrangeiros e por sua falta de comprometimento com o país. 

'Tudo que aconteceu nesse país foi uma mancomunação entre juízes e procuradores, subordinados ao Departamento de Justiça dos EUA, que não aceitavam que o Brasil tivesse uma empresa como a Petrobrás', disse.

Ele também condenou o processo de destruição das conquistas nacionais, afirmando que os responsáveis estão "apodrecendo" por saberem que mentiram. 'O inferno os aguarda', sentenciou. 

Citando o suicídio de Vargas, Lula disse que 'imaginavam que poderiam ter feito o mesmo comigo'. Ao relembrar sua prisão injusta, ele enfatizou sua determinação e integridade: 'Eu poderia ter dado um tiro na minha cabeça, mas aprendi com minha mãe que dignidade não se compra, e sim se adquire no berço'. 

O presidente também afirmou que a refinaria Abreu e Lima gerará 100 bilhões de dólares por ano.

Continue lendo

Anteriormente no evento, o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates,  apresentou planos ambiciosos para a refinaria Abreu e Lima, destacando o aumento de sua capacidade produtiva e a transição para fontes de energia mais sustentáveis, como o diesel renovável. 

"Estamos aumentando o trem 1 para 120 mil barris/dia e o trem 2 para 260 mil barris/dia de capacidade", informou. Prates também reforçou o pedido de Lula por autossuficiência em diesel. 

O presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, expressou o sentimento de vitória e resiliência, e relembrou os desafios enfrentados pela indústria petrolífera brasileira, particularmente durante os anos marcados pela Operação Lava Jato.

"A paralisação das obras foi um crime contra o Brasil", afirmou Bacelar, enfatizando o papel crucial dos trabalhadores, cuja luta incansável nos últimos anos de governo antidemocrático de Jair Bolsonaro contribuiu para o retorno de Lula à presidência.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou a importância dos investimentos para impulsionar a economia do estado, ressaltando a intenção de tornar Pernambuco um líder regional. 

'Buscamos investimentos de larga escala para reposicionar nosso estado na economia nacional', disse Lyra, mostrando o comprometimento do governo estadual em fortalecer a indústria e a energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário