Yahoo, Redação Notícias
A distância entre
Lula e Bolsonaro, hoje de 13 pontos percentuais, estava em 12 pontos nas duas
pesquisas anteriores, segundo pesquisa eleitoral Ipec.
A pesquisa eleitoral Ipec divulgada
na noite desta segunda-feira (5) mostra um cenário de estabilidade na corrida à
presidência da República.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança com 44% das intenções de voto. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), oscilou para baixo dentro da margem de erro e aparece com 31%. A distância entre Lula e Bolsonaro, hoje de 13 pontos percentuais, estava em 12 pontos nas duas pesquisas anteriores.
Na sequência da disputa pela Presidência aparece Ciro Gomes (PDT), citado por 8% dos eleitores entrevistados pelo Ipec. Na pesquisa anterior, Ciro havia obtido 7%. Simone Tebet (MDB) agora aparece com 4%, um ponto acima do último levantamento. Ciro e Tebet empatam no limite da margem de erro.
Felipe D'Ávila (Novo) e Soraya
Thronicke (União) têm 1% cada.
Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo no primeiro turno somam 6% das respostas ao Ipec. Esse grupo correspondia a 7% do eleitorado na pesquisa feita entre os dias 26 e 28 de agosto. Não souberam ou não quiseram responder 5% dos entrevistados. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB) e Pablo Marçal (PROS) não chegaram a 1%. O nome de Jefferson foi incluído no questionário porque sua candidatura não estava impugnada pela Justiça Eleitoral à época em que a pesquisa foi registrada.
De acordo com esta terceira rodada da série de pesquisas do Ipec (ex-Ibope), contratada pela TV Globo, o petista manteve o mesmo desempenho dos dois levantamentos iniciais, divulgados em 15 e 30 de agosto. Pesquisa eleitoral Ipec: cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro
Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o candidato do PT seria eleito com 52% dos votos, contra 36% do atual presidente, segundo a pesquisa. O Ipec registrou 9% de intenções em votar nulo ou em branco nesse cenário, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
O Ipec entrevistou presencialmente
2.512 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é estimada em
dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de
95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número
BR-00922/2022.
Esta é a primeira pesquisa realizada
pelo Ipec depois do primeiro debate entre presidenciáveis, realizado no dia 28
por um consórcio liderado por Band, Cultura, “Folha de S.Paulo” e UOL.
O levantamento também capta as
reações dos eleitores às duas primeiras semanas de propaganda dos candidatos no
rádio e na TV, iniciada no último dia 25, e ao noticiário envolvendo os
principais postulantes ao Planalto nos últimos dias.
EM TEMPO: É imperioso que a população brasileira vote massivamente em Lula para Presidente, para liquidarmos a fatura no primeiro turno e enfraquecermos as tentativas golpistas dos bolsonaristas, agora com convocação armada para o dia 07, feita pelo dep. fed, Eduardo Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário