Reportagem do Le Monde revela como o ex-juiz Sergio Moro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por parcialidade, trabalhou para empobrecer o Brasil
11 de abril de 2021
Sérgio Moro (Foto: Lula Marques/AGPT) |
Brasil 247 - Na edição de sábado
(10), o jornal francês Le Monde destacou como a Operação Lava
Jato, chefiada pelo procurador Deltan Dallagnol e orientada pelo ex-juiz Sergio
Moro, declarado pelo Supremo Tribunal Federal como parcial, agiu para destruir
o Brasil e beneficiar os Estados Unidos.
Lea a reportagem na íntegra:
No Brasil, o naufrágio
da operação anticorrupção “Lava Jato”
INVESTIGAÇÃO Um
magistrado considerado "tendencioso", às vezes ilegal e à sombra dos
Estados Unidos: a maior operação anticorrupção da história do Brasil tornou-se
seu maior escândalo jurídico. Meses de investigação foram necessários para que
o "Le Monde" traçasse o outro lado dessa cena.
Por Gaspard Estrada
e Nicolas Bourcier
Existe algo podre
no Reino do Brasil. Todo o país é atingido por uma série de crises simultâneas,
uma espécie de tempestade perfeita – recessão econômica, desastres ambientais,
polarização extrema da vida política, Covid-19... A isso deve ser adicionado o
naufrágio do sistema judicial. Um trovão adicional em um céu já pesado, mas
carregado de esperança há sete anos, quando um jovem magistrado chamado Sergio
Moro lançou, em 17 de março de 2014, uma vasta operação anticorrupção chamada
“Lava Jato”, envolvendo a gigante do petróleo Petrobras, construtoras e um
número expressivo de lideranças políticas.
De uma só tacada,
dizia-se, o requerente e sua equipe de investigadores, apoiados pelo judiciário
e pela mídia, iam limpar e salvar o Brasil, finalmente! Foram emitidos 1.450
mandados de prisão, apresentadas 533 denúncias e 174 pessoas foram condenadas. Nada
menos que 12 chefes ou ex-chefes de Estado brasileiros, peruanos, salvadorenhos
e panamenhos foram implicados. E a colossal soma de 4,3 bilhões de reais (610
milhões de euros) foi recuperada dos cofres públicos de Brasília. Até o
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adorado pela maioria de opinião, não
resistiu à onda, e foi parar atrás das grades.
E então, de
repente, quase nada. Em menos de dois meses, a extensa investigação desmoronou
como uma explosão. No início de fevereiro, o Ministério Público Federal deixou
estourar o anúncio do fim do “Lava Jato” , desmontando-a com uma frieza que não
se conhecia sequer a principal equipe de promotores. Em seguida, um juiz do
Supremo Tribunal Federal ordenou a anulação das acusações contra Lula. Quinze
dias depois, em 23 de março, foi a vez da mais alta corte brasileira decidir
que o juiz Moro foi “tendencioso” durante sua investigação.
Irregularidades e
confusões
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A maior investigação anticorrupção do mundo, como a chamou um magistrado sênior, tornou-se o maior escândalo jurídico da história do país. Depois de mais de sete anos de processos, o próprio cerne da Justiça brasileira acaba de se retrair tanto na substância quanto na forma, abrindo um abismo de questionamentos sobre seus métodos, seus meios e suas escolhas.
É certo que o site
de notícias The Intercept – criado por Glenn Greenwald, jornalista americano
radicado no Rio de Janeiro e o bilionário do Vale do Silício Pierre Omidyar –
não parou, nos últimos dois anos, de apontar irregularidades e equívocos à
investigação. Cento e oito artigos publicados até o momento, por sua vez,
levantaram o véu sobre as mensagens comprometedoras trocadas entre promotores e
o juiz Moro, lançando luz sobre os vínculos mantidos, às vezes fora de qualquer
quadro legal, por investigadores brasileiros com agentes do Departamento de
Justiça dos Estados Unidos (DoJ), ou mesmo sublinhou o viés político de alguns
integrantes da “Lava Jato”, obcecados com a ideia de bloquear o Partido dos
Trabalhadores (PT).
A independente
Agência Publica, agência de jornalismo investigativo, fundada em São Paulo por
repórteres mulheres, também mostrou como o processo foi marcado por
irregularidades e inúmeras confusões. Após essas revelações deslumbrantes, no
entanto, permanece um forte gosto pelo inacabado, a sensação de um julgamento
fracassado e uma bagunça ontológica para uma investigação que queria ser um
modelo de seu tipo.
Para compreender
essas voltas e reviravoltas sucessivas, temos que voltar às origens desta
novela político-jurídica. Estabelecer o arcabouço e distinguir como seus
principais atores encontraram subsídios e arcabouço jurídico com juristas e
personalidades influentes, primeiro no Brasil, depois com agentes de uma
administração norte-americana que desejam continuar seu trabalho de aproximação
com seu grande vizinho do sul.
Quando assumiu a
Presidência da República em 2003, Lula sabia que era esperado na virada,
principalmente no combate à corrupção.
Meses de
investigação, entrevistas e pesquisas foram necessários para que o Le Monde
desenhasse o outro lado dessa cena. Se algumas áreas permanecem nas sombras,
alguns episódios de Lava Jato evidenciam cumplicidades vergonhosas. Outros, ao contrário,
revelam como certos juízes e investigadores têm por vezes aproveitado a sua
independência – muito real – a serviço de um projeto político, embarcando numa
corrida louca, estabelecendo os motivos, os meios e os desmentidos. “Foi como
uma bola atirada em um jogo de boliche”, admite, em condição de anonimato, um
ex-assessor próximo ao governo Obama, responsável por questões jurídicas em
relação à América do Sul. Um “jogo” que virou armadilha.
Quando assumiu a
Presidência da República em 2003, Lula sabia que era esperado que mudasse.
Principalmente no que diz respeito ao combate à corrupção, antigo demônio da
vida política brasileira e um de seus principais argumentos de campanha. Assim,
confiou ao seu novo ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, a tarefa de
reformar o sistema judiciário, aceitando a nomeação como chefe de acusação de
um procurador nomeado pelos seus pares, enquanto os seus antecessores
costumavam escolher quem fosse mais complacente com o poder.
Uma das primeiras
traduções concretas desse compromisso é a criação de cursos dedicados ao
combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado. Sergio Moro seria um dos
primeiros juízes indicados para presidir esses tribunais. Ao mesmo tempo, uma
estratégia nacional de luta contra a lavagem de dinheiro e a corrupção foi
posta em prática com o objetivo assumido de “facilitar as trocas informais”
dentro da administração, e tornar mais eficiente o exame dos casos.
O jovem magistrado
radicado em Curitiba, responsável à época do caso Banestado, investigação sobre
lavagem de dinheiro em banco público regional, está entre os mais fervorosos
adeptos dessa estratégia, que permite obter com mais rapidez o fornecimento de
impostos e ativos informações e compartilhá-las com várias autoridades,
inclusive estrangeiras.
Medo do terrorismo
É verdade que, no
mundo da cooperação judiciária internacional, a luta contra a corrupção, a
lavagem de dinheiro e o terrorismo ocupa um lugar especial. Após os ataques de
11 de setembro, os Estados Unidos estavam procurando por todos os meios
neutralizar ataques futuros, em particular visando as redes financeiras dessas
organizações. Porém, no Brasil, a inteligência americana estava preocupada com
a presença, na tríplice fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil, de possíveis
células do Hezbollah, entidade apoiada pelo Irã e colocada por muito tempo na
lista negra americana.
O governo Bush
busca então aumentar a ação contraterrorista de Brasília que, na época,
polidamente se recusa a fazê-lo. Para contornar a frieza das autoridades
brasileiras – que consideram que o risco terrorista é deliberadamente exagerado
pelos Estados Unidos – a embaixada americana em Brasília estava tentando criar
uma rede de especialistas locais, capazes de defender as posições americanas
“sem parecer peões” de Washington, para usar a frase do embaixador Clifford
Sobel em um telegrama diplomático americano que o Le Monde pôde consultar.
Sergio Moro, que
estava então colaborando ativamente com as autoridades americanas no caso
Banestado, é então abordado para participar de um programa de relacionamento
financiado pelo Departamento de Estado. Ele aceita. Foi organizada então uma
viagem aos Estados Unidos em 2007, durante a qual fez uma série de contatos
dentro do FBI, do DoJ e do Departamento de Estado, ou seja, relações
exteriores.
Em dois anos, a
Embaixada dos Estados Unidos em Brasília formou uma rede de magistrados e
advogados convencidos da relevância do uso das técnicas americanas.
A Embaixada dos
Estados Unidos está procurando aumentar sua vantagem. No desejo de estruturar
uma rede alinhada às suas orientações no meio jurídico brasileiro, cria nela o
cargo de assessor jurídico ou assessor jurídico residente. A escolha recaiu
sobre Karine Moreno-Taxman, procuradora especializada na luta contra a lavagem
de dinheiro e o terrorismo.
Desde 2008, esta
especialista desenvolve um programa denominado “Projeto Pontes” que, a fim de
apoiar as necessidades das autoridades judiciárias brasileiras, organiza cursos
de formação que lhes permitem se apropriar dos métodos de trabalho americanos
(grupos de trabalho anticorrupção) , a sua doutrina jurídica (as delações
premiadas, em particular), bem como a sua vontade de partilhar informação de
forma “informal”, isto é, fora dos tratados bilaterais de cooperação
judiciária.
A embaixada passa
então a aumentar o número de seminários e reuniões com juízes, promotores e
altos funcionários especializados, com foco nos aspectos operacionais da luta
contra a corrupção. Sergio Moro participa como palestrante. No espaço de dois
anos, o trabalho de Karine Moreno-Taxman dá frutos: a embaixada constitui uma
rede de magistrados e advogados convencidos da relevância do uso das técnicas
americanas.
Em novembro de
2009, o assessor jurídico da embaixada é convidado a falar na conferência anual
de policiais federais brasileiros. O encontro estava sendo realizado em
Fortaleza, uma cidade litorânea e sem charme do Nordeste do Brasil, onde cerca
de 500 profissionais da manutenção da ordem, da segurança e do direito são
convidados a debater o tema “luta contra a impunidade”.
“Em um caso de
corrupção, é preciso correr atrás do 'rei' de forma sistemática e constante
para derrubá-lo”, afirma o assessor jurídico da embaixada dos Estados Unidos em
Brasília
Sergio Moro está
lá, presente desde a primeira hora do congresso. É ele mesmo quem abre os
debates, pouco antes de passar a palavra ao deputado norte-americano. O juiz de
Curitiba se lança citando o ex-presidente norte-americano Franklin Delano
Roosevelt, depois ataca desordenadamente os crimes do colarinho branco, a
ineficiência e as falhas de uma justiça brasileira doente, segundo ele, de um
sistema de “recursos infinitos” muito favorável aos advogados de defesa. Ele
defende a reforma do Código Penal, destacando que as discussões nessa direção
estão ocorrendo paralelamente no Congresso de Brasília. Aplausos na sala.
Na frente da
platéia, a senhora Moreno-Taxman está sentada. Ela fala em um tom muito menos
seco e sério do que seu antecessor, mas tão direto: “Em um caso de corrupção” –
ela diz – “você tem que correr atrás do ‘rei’ de uma maneira sistemática e
constante para derrubá-lo”. E é mais explícita: “Para que o Judiciário possa condenar
alguém por corrupção, é necessário que o povo odeie essa pessoa”. Finalmente:
“A empresa deve sentir que realmente abusou de sua posição e exigir sua
condenação”. Mais uma vez aplausos do público.
O nome do
presidente Lula, enredado no escândalo do “Mensalão”, caso de suborno e compra
de votos no Congresso, revelado em 2005, não é citado em nenhum momento. Mesmo
que ele esteja presente na mente de todos, ninguém imagina então que este se
tornará o “rei” designado pela senhora Moreno-Taxman. No entanto, é isso que
vai acontecer.
Espionagem ilegal
Por enquanto, o
governo petista não vê nada chegando. Três meses depois da reunião de
Fortaleza, em vez de fazer uma reforma política para acabar com o financiamento
ilegal de campanhas eleitorais, o partido prefere fazer promessas à opinião
pública apresentando um projeto de lei anticorrupção. Espera, assim, responder
às críticas recorrentes desde que o PT assumiu o poder e ganhar influência na
cena internacional ao cumprir, em particular, os padrões da OCDE, onde o grupo
de trabalho contra a corrupção (Grupo de Trabalho da OCDE sobre Suborno em
Transações Comerciais Internacionais), fortemente influenciada pelos Estados
Unidos, está pressionando o Brasil a reformar sua legislação nessa área.
Sergio Moro, por sua
vez, se posiciona publicamente no sentido de endurecer as penas previstas no
projeto de lei e garantir a adoção das confissões premiadas como instrumento
jurídico válido. Aquele que agora se tornou uma das figuras do debate
brasileiro sobre questões de lavagem de dinheiro usa métodos que beiram a
legalidade – usurpação das prerrogativas do Ministério Público, instrução de
ordens preventivas de prisão apesar da oposição de autoridades superiores,
escuta telefônica de advogados ou personalidades com parlamentares imunidade –
e com isso desperta a desconfiança de alguns dos magistrados.
“Os crimes ligados
ao poder são por natureza, tendo em vista a posição de seus autores, difíceis
de comprovar por meio de provas diretas”, daí “a maior elasticidade na aceitação
de provas por parte do Ministério Público”
O magistrado de
Curitiba é, porém, nomeado, no início de 2012, desembargador assistente de Rosa
Weber, recém-eleita juíza do Supremo Tribunal Federal. Esta última,
especialista em direito do trabalho, pretendia ter um perito em direito penal
que a pudesse apoiar no julgamento final do “Mensalao”. Sergio Moro escreverá
assim em parte a polêmica decisão da juiza neste caso. “Os crimes ligados ao
poder são por natureza, tendo em vista a posição de seus autores, difíceis de
comprovar por meio de provas diretas”. Portanto, especifica o texto: “a maior
elasticidade na aceitação de provas por parte da acusação”. Um precedente que
será levado ao pé da letra pelo juiz e pelos promotores de “Lava Jato” à época
da denúncia e condenação de Lula.
O processo foi
iniciado em 2013. Os parlamentares brasileiros, que debatem o projeto de lei
anticorrupção há três anos, decidiram votar em meados de abril. Para ficarem
bem em relação ao grupo de trabalho da OCDE, eles incluem a maioria dos
mecanismos previstos em uma lei americana, que está começando a ser falada no
meio empresarial: a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA).
Criada em 1977 a
partir de Watergate, o objetivo principal dessa lei era combater atos de
corrupção de empresas americanas no exterior, impondo-lhes sanções financeiras.
Até o final da Guerra Fria, isso raramente era aplicado. Tudo mudou na década
de 1990. O governo Clinton começou a reformar a FCPA, o que iria acompanhar a
adoção de uma convenção anticorrupção dentro da Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE), a fim de “multilateralizar os efeitos”, de
acordo com um telegrama da embaixada americana.
É o critério de
competência da lei que detona: qualquer empresa que tenha qualquer ligação com
os Estados Unidos e que tenha pago um funcionário estrangeiro para fins de
corrupção pode ser objeto de uma acusação. Qualquer vínculo é entendido como o
trânsito de fundos por uma conta bancária americana, ou a transmissão de um
e-mail cujo servidor esteja localizado em solo americano.
Na verdade,
praticamente todas as empresas ao redor do mundo estão expostas à lei,
incluindo aquelas que competem com empresas dos Estados Unidos por grandes
contratos, como venda de armas e equipamentos, construção e serviços
financeiros. Esse desenvolvimento levará a um aumento das penalidades
vinculadas à implementação da FCPA: de alguns milhões de dólares na década de
1990, passamos a vários bilhões na década de 2010. E, neste contexto, a América
Latina em geral e o Brasil em particular será de interesse para os promotores
do DoJ.
Violações das
regras de procedimento
Estes últimos, que
dependem do poder executivo, embora sejam considerados “autônomos” do resto da
administração americana, sabem que a próxima implementação da lei anticorrupção
brasileira lhes permitirá sancionar as empresas brasileiras nos termos da lei
FCPA. Em novembro de 2013, por ocasião da Conferência da FCPA, o encontro anual
de personalidades do mundo jurídico americano, o procurador-geral adjunto do
DoJ, James Cole, anunciou que o chefe da unidade da FCPA dos Estados Unidos
faria uma viagem ao Brasil na esteira, com o objetivo de "treinar
promotores brasileiros" no uso da lei.
Poucos meses antes,
Sergio Moro retomou um antigo caso de lavagem de dinheiro, ligado ao
“Mensalão”, que deixava de lado desde 2009. Diz respeito às relações de vários
intermediários desonestos (Carlos Chater e Alberto Youssef), com José Janene,
membro do Partido Progressista (partido de direita que apoia a coligação governamental).
O juiz curitibano está interessado nos investimentos dos dois empresários na
empresa Dunel Indústria, feitos por meio das contas bancárias de um posto de
gasolina chamado “Posto da Torre”, em Brasília. A pedido do senhor Moro, Chater
é grampeado de julho a dezembro de 2013: trata-se de saber se esses
investimentos servem para mascarar possíveis atos de lavagem de dinheiro em
favor do senhor Janene.
É fazendo a ligação
entre a Dunel Indústria, com sede no Estado do Paraná, e o posto de abastecimento,
por onde passam grandes somas, inclusive para determinados executivos da
Petrobras, que Sergio Moro afirma sua competência para julgar o caso.
Manipulação curiosa: a maior parte dos atos de lavagem de dinheiro e
corrupção de MM. Chater e Youssef acontecem em São Paulo. De acordo com o
processo penal brasileiro, isso deveria ter levado um juiz daquela jurisdição a
tratar do caso – e não Sergio Moro. Mas o magistrado de Curitiba entendeu os
meandros do judiciário brasileiro. Ele sabe que, ao ocultar a localização
dessas empresas de fachada, poderá manter o controle da investigação. Desde que
os tribunais superiores o permitam. E é isso que vai acontecer.
Seduza a opinião
pública
A partir de agosto
de 2013, alguns juristas viram o perigo decorrente da implementação da nova lei
anticorrupção. Uma nota premonitória, publicada pelo escritório de advocacia
americano Jones Day, prevê que terá efeitos deletérios para a justiça
brasileira. Alerta contra seu funcionamento “imprevisível e contraditório”
devido ao seu caráter de “influência” no plano político, bem como a ausência de
procedimentos de “aprovação ou controle” . Segundo o documento, “cada membro do
Ministério Público é livre para iniciar o processo segundo as suas próprias
convicções, com reduzida possibilidade de ser prevenido por uma autoridade
superior” .
Apesar dos alertas,
o governo e seus aliados seguem em frente. A presidente Dilma Rousseff, sempre
nessa vontade de acariciar uma opinião pública cada vez mais crítica, decide
até endurecer seus critérios de aplicabilidade. Os parlamentares acreditam que
esta lei não os afetará mais do que as anteriores.
Após seis meses de
investigação, o juiz de Curitiba tem informações suficientes para expedir os
primeiros mandados de prisão. Em 29 de janeiro de 2014, a lei anticorrupção
entra em vigor. No dia 17 de março, o grupo de trabalho “Lava Jato” é
formalmente criado pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. À sua
cabeceira, ele nomeia o procurador Pedro Soares, que se opõe a que Sérgio Moro
receba o tratamento do caso, uma vez que os supostos crimes de Alberto Youssef
ocorreram fora de Curitiba. Sua abordagem falhará. Ele será substituído por
outro procurador, Deltan Dallagnol, 34, que não só será favorável a Moro no
caso, mas também se tornará o principal sustentáculo do magistrado.
Para os Estados
Unidos, trata-se de reduzir a influência geopolítica do Brasil na América
Latina, mas também na África
Desde o nascimento,
a Lava Jato atrai a atenção da mídia. A orquestração das prisões e o ritmo das
acusações do Ministério Público e de Moro transformam a operação em uma
verdadeira novela política e judicial fora do comum. Enquanto o Brasil se
prepara para embarcar em uma campanha presidencial e legislativa, a elite
política e econômica do país de repente parece tomada de medo com a ideia de
ser varrida por essa cascata interminável de revelações. E a lista continua.
Ao mesmo tempo, o
governo de Barack Obama viu um aumento nos protestos de países aliados,
destacando-se a França, preocupada com a proliferação de sanções impostas pelo
DoJ, no âmbito do combate à corrupção, visando certas bandeiras nacionais, como
o Grupo Alstom. Para sinalizar seu apoio político às ações anticorrupção
empreendidas por seu governo, a Casa Branca publicou uma “agenda anticorrupção
global” em setembro de 2014.
Lá está escrito que
a luta contra a corrupção no exterior (por meio da FCPA) pode ser usado para
fins de política externa, a fim de defender os interesses de segurança
nacional. Um mês depois, Leslie Caldwell, então procurador-geral adjunto do
DoJ, faz um discurso na Duke University: “A luta contra a corrupção estrangeira
não é um serviço que prestamos à comunidade internacional, mas sim uma ação de
fiscalização necessária para proteger nossos próprios interesses de segurança
nacional e a capacidade de nossas empresas americanas de competir no futuro”.
No terreno
sul-americano, as gigantes brasileiras da construção Odebrecht, OAS ou Camargo
Correa, em plena expansão, entraram diretamente na linha de fogo das
autoridades norte-americanas. Não só porque ganham mais contratos, mas também
porque participam do fortalecimento da influência geopolítica do Brasil na
América Latina e na África, ao financiar, ilegalmente na maioria das vezes, as
campanhas eleitorais de personalidades próximas ao PT, lideradas pelo consultor
de comunicação da legenda, João Santana. Só em 2012, o estrategista eleitoral,
confortavelmente financiado pela Odebrecht, organizou três campanhas
presidenciais na Venezuela, República Dominicana e Angola, sem falar no
município de São Paulo. Todas vencidas pelos candidatos de Santana.
Promessas de boa
vontade
Diante de diversos
jornalistas que integram o Consórcio Internacional de Jornalistas
Investigativos (ICIJ), Thomas Shannon, embaixador americano estacionado em
Brasília de 2010 a 2013, disse que o projeto político brasileiro para a
integração econômica da América do Sul suscita sérias preocupações no
Departamento de Estado. Este último “considerou o desenvolvimento da Odebrecht
parte do projeto de poder do PT e da esquerda latino-americana”, afirma o
diplomata.
“Se somarmos a tudo
isso as péssimas relações pessoais entre Barack Obama e Lula, e um aparato
petista que ainda desconfia do vizinho norte-americano, podemos dizer que
tínhamos trabalho a fazer para remediar a situação. Barre” , reconhece um
ex-membro do DoJ encarregado de casos latino-americanos. A tarefa será ainda
mais difícil a partir das revelações do informante Edward Snowden, em agosto de
2013, sobre a espionagem da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA)
contra Dilma Rousseff, que sucedeu Lula em 2011, e a Petrobras, ainda mais
frias as relações entre Brasília e Washington.
Várias alavancas de
influência são ativadas. Há a FCPA e as redes de promotores e magistrados
treinados em técnicas de investigação implantadas nos últimos anos. Para
atingir seus objetivos, o DoJ usa uma grande isca: o compartilhamento das
multas que serão impostas pelas autoridades americanas às empresas brasileiras
no âmbito da FCPA.
Para prestar
garantias de boa vontade às autoridades americanas, os investigadores
brasileiros estão organizando a visita confidencial a Curitiba, em 6 de outubro
de 2015, de dezessete membros do DoJ, do FBI e do Ministério da Segurança
Interna para que este receba um explicação detalhada dos procedimentos atuais.
Eles dão acesso a advogados de empresários potencialmente chamados a
“colaborar” com a justiça americana, sem que o Poder Executivo brasileiro seja
informado. Mas isso tem um preço: cada uma das multas impostas às empresas
brasileiras pela FCPA terá que incluir uma parcela destinada a Brasília, mas
também à operação “Lava Jato”. Os americanos aceitam. Com o negócio fechado, os
promotores brasileiros irão pescar empresas que possam estar sob o controle do
DoJ.
“Os policiais devem
estar cientes de todas as ramificações políticas potenciais desses casos, já
que os casos de corrupção internacional podem ter efeitos importantes que
influenciam as eleições e as economias”, disse um funcionário do FBI.
Enquanto sua
maioria parlamentar derrete como neve ao sol diante da proliferação de
negócios, a presidente Dilma Rousseff decide convidar seu mentor, Lula, para
participar do governo. Uma manobra vista como a última tentativa de salvar sua
coalizão. Ao mesmo tempo, membros da Polícia Federal, por ordem dos promotores,
grampearam – fora de qualquer marco legal – os telefones dos advogados de Lula
(vinte e cinco defensores no total), e até mesmo do próprio presidente. Sergio
Moro vai, assim, monitorar uma conversa entre este e Dilma Rousseff. Uma troca
de palavras enigmáticas sobre o futuro de Lula, que o magistrado envia
prontamente à Rede Globo e que selará a demissão da presidenta poucos meses
depois.
Durante este
período conturbado, os promotores do DoJ estão monitorando de perto a situação
política no Brasil. De acordo com Leslie Backshies, então chefe da unidade
internacional do FBI, que desde 2014 tem a tarefa de ajudar os investigadores
de Lava Jato, “os oficiais devem estar cientes de todas as ramificações
políticas potenciais desses casos, porque os casos de corrupção internacional
podem ter grandes efeitos que influenciam as eleições e as economias”. O
especialista esclarece: “Além de conversas regulares de negócios, os
supervisores do FBI se reúnem com os advogados do DoJ trimestralmente para
analisar possíveis ações judiciais e possíveis consequências”.
É, portanto, com
pleno conhecimento dos fatos que estes últimos encerram sua denúncia contra a
Odebrecht nos Estados Unidos. No entanto, os líderes do grupo relutam em
assinar o acordo de “colaboração” proposto pelas autoridades americanas, que
inclui o reconhecimento de atos de corrupção não só no Brasil, mas em todos os
países onde esta gigante da construção está instalada.
Para dobrá-los, os
magistrados ordenam ao banco Citibank, responsável pelas contas da subsidiária
americana da empresa, que dê à Odebrecht trinta dias para encerrá-los. Em caso
de recusa, os valores depositados nessas contas serão colocados em liquidação
judicial, situação que excluiria o conglomerado do sistema financeiro
internacional e, portanto, o colocaria em falência.
A Odebrecht
concorda em "colaborar", o que permite aos promotores de Curitiba,
embora não tenham competência normativa para julgar atos de corrupção ocorridos
fora do Brasil, para obter as confissões premiadas dos executivos da empresa.
Confissões que irão posteriormente enriquecer a acusação do DoJ sob a FCPA.
O comunicado foi
divulgado na véspera das festas de fim de ano de 2016. A Operação Lava Jato
está na capa da mídia internacional. Sergio Moro é convidado para a lista das
cem personalidades mais influentes da revista Time. O semanário New York
Americas Quarterly dedica sua capa a ele. Por sua vez, os promotores do DoJ
acolhem publicamente essa cooperação sem precedentes. Em conferência realizada
nas instalações do Atlantic Council, em Washington, Kenneth Blanco, então
procurador-geral adjunto do DoJ, declarou que “Brasil e Estados Unidos
trabalharam juntos para obter provas e construir negócios” . E diz: “É difícil
imaginar uma cooperação tão intensa na história recente como a que ocorreu
entre o DoJ e o Ministério Público brasileiro”.
Moro e sua equipe
começam 2017 com confiança. Não que tenham obtido provas contundentes contra
Lula – suas conversas privadas via Telegram provam o contrário –, mas sim
porque sua influência política e midiática é tal que eles vão tirar vantagem,
às vezes desafiando a maioria dos princípios.
Ameaças do Exército
Quando Lula foi
condenado por “corrupção passiva e lavagem de dinheiro” em 12 de julho de 2017,
poucos jornalistas relataram que essas acusações foram pronunciadas “por fatos
indeterminados”. O argumento é, no entanto, explicitamente declarado no
documento de 238 páginas detalhando a decisão do Sr. Moro. Nos anexos à
condenação, o magistrado esclarece que “nunca afirmou que os valores obtidos
pela empresa OAS com os contratos com a Petrobras foram usados para pagar
vantagens indevidas ao ex-presidente”.
Outra estranheza
que revela o peso adquirido pela operação Lava Jato no judiciário brasileiro: a
prisão do ex-presidente Lula, embora seja contrária à Constituição brasileira.
O artigo 5 diz, de fato, que nenhum litigante pode ser preso antes do final do
processo. No entanto, sob a intensa pressão da opinião pública conquistada pela
operação Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal alterou sua jurisprudência na
matéria, em 2016.
O pedido de habeas
corpus dos advogados de Lula é rejeitado por seis votos contra cinco na
sequência de um tweet de o comandante do Exército ameaçando a Suprema Corte de
“assumir suas responsabilidades institucionais” no caso de esta decidir a favor
do ex-presidente.
Poucas horas após a
decisão dos juízes, Sergio Moro emite seu mandado de prisão: Lula é preso no
dia 7 de abril. Ele não poderá participar da eleição presidencial de 2018.
Enquanto o magistrado parece ter sido conquistado pela arrogância, a máquina
infernal é lançada. Jair Bolsonaro vence a eleição presidencial com folga e
nomeia aquele que eliminou Lula como chefe do Ministério da Justiça. Do lado
americano, nos congratulamos por ter minado os sistemas de corrupção
implantados pela Petrobras e pela Odebrecht, bem como suas capacidades de
influência e projeção político-econômica na América Latina.
Para os
procuradores de Curitiba, o DoJ planejou reembolsar 80% de todas as multas impostas
ao grupo petrolífero pela FCPA, que eles podem administrar como entenderem. Uma
fundação de direito privado deve ser criada para administrar 50% desse maná. Os
membros da diretoria dessa fundação são nada menos que os próprios promotores
da Lava Jato e vários líderes de ONGs, inclusive da seção brasileira da
Transparência Internacional, que ao longo dos anos se tornou um dos principais
guardiões. Dois procuradores da equipe, o senhor Dallagnol e Roberson Pozzobon,
chegam a pensar em criar uma estrutura jurídica em nome de seus respectivos
cônjuges, a fim de cobrar por serviços de consultoria na área de
“anticorrupção”.
Um denunciante
preso
Eleito Bolsonaro, a
imprensa internacional não demora a se distanciar do “vigilante de Curitiba”.
Vem sublinhar a sua inconsistência ética ao aliar-se, assim, a um presidente de
extrema direita, membro, há décadas, de uma pequena formação especialmente
conhecida por ter estado envolvida em inúmeros casos de corrupção.
Por sua vez, os
juízes do STF não escondem o espanto ao tomarem conhecimento, em março de 2019,
do conteúdo do acordo negociado em segredo entre os promotores de Lava Jato
e seus congêneres do DoJ. O juiz Alexandre de Moraes decidirá suspender a
criação da fundação da Lava Jato e colocará em liquidação as centenas de
milhões de dólares em multas pagas pela Petrobras.
É neste contexto
que a primeira revelação de The Intercept estoura. Em maio de 2019, o Sr.
Greenwald recebeu de um denunciante, Walter Delgatti, 43,8 gigabytes de dados
de conversas privadas, via Telegram, da equipe Lava Jato. Após verificação,
três artigos são publicados em um domingo de junho. Moro e os promotores não
reconhecem a veracidade das trocas. Eles afirmam não ter cometido ilegalidade,
embora se recusem a entregar seus telefones para exame.
Várias semanas
depois, quando o Sr. Greenwald decide oferecer acesso aos dados a vários meios
de comunicação, ficamos sabendo de um comunicado à imprensa do governo que
Sergio Moro foi aos Estados Unidos de 15 a 19 de julho. Aproveitou esta estadia
para consultar os seus homólogos? As autoridades americanas, solicitadas pela
Agência Publica, se recusarão a confirmar ou negar as informações. Mesmo assim,
o Sr. Delgatti foi preso pouco tempo depois pela Polícia Federal.
Embora essas
revelações não tenham afetado significativamente a popularidade do magistrado,
a aura do juiz continua a se desgastar na imprensa internacional. Por sua vez,
o Supremo Tribunal Federal acaba reconhecendo a inconstitucionalidade da prisão
de Lula. Ele foi libertado em 8 de novembro de 2019. O ex-presidente foi
absolvido de sete das onze acusações contra ele (a promotoria apelou em quatro
casos). Lula ainda não foi julgado em quatro casos que os especialistas
consideram menos importantes.
Sergio Moro acabou
renunciando ao cargo em abril de 2020. A elite política de Brasília dá as
costas e as pesquisas se invertem. Segue-se na ponta dos pés, rumo a
Washington, onde reproduz o modelo das portas giratórias, esses gateways que
permitem que ex-magistrados do DoJ que trabalharam em casos relacionados à FCPA
revendam as informações privilegiadas obtidas durante suas investigações para
grandes escritórios de advocacia e ganhem muito dinheiro.
O anúncio cai em
novembro de 2020, em meio às eleições municipais no Brasil. Ficamos sabendo que
o ex-juiz de Curitiba foi recrutado pelo escritório Alvarez & Marsal.
Agência especializada em assessoria empresarial e contencioso com sede na
capital federal em 15 Shet NW, em frente ao Tesouro dos Estados Unidos e a 200
metros da Casa Branca.
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