Extraído do Blog da Noélia Brito em 14.07.2020
Tem chamado atenção dos que acompanham o cenário político um fato bastante incomum. É que empresas cujo negócio é fazer pesquisas de opinião e que, portanto, tiram seu sustento dessa atividade, venham registrando pesquisas para levantamentos sobre intenções de votos nas eleições municipais das cidades da Região Metropolitana do Recife sem que ninguém as encomende.
É como se um advogado contratasse a si mesmo para defender um terceiro e ainda se pagasse por isso. O curioso é que em um dos casos, a empresa que se auto contratou sequer tem sede em Pernambuco, mas em Salvador, na Bahia. No caso, trata-se de uma microempresa chamada Potencial Consultoria e Pesquisas, cujo capital social é de apenas R$ 100 mil e apesar disso, dispôs-se a gastar nada menos do que R$ 45 mil com três pesquisas para sondagens eleitorais no Recife, em Olinda e em Jaboatão, as duas últimas já divulgadas, ao passo que a pesquisa para a Prefeitura do Recife tem previsão para divulgação à meia noite de hoje, por um blog do Estado.
O custo da pesquisa para Olinda foi de R$ 13,5 mil, o mesmo que custou a pesquisa de Jaboatão. Já a pesquisa para a Prefeitura do Recife custou R$ 18 mil à própria empresa. Segundo o site do TRE, a empresa está dispensada de apresentar as notas fiscais por ter contratado a si mesma para realização do serviço, assim, não deve ter recolhido o respectivo ISS, que seria devido na hipótese de declarar a contratação por terceiro.
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O Blog da Noelia Brito tentou contato, por e-mail, com a empresa, questionando-a sobre as razões para gastar quase metade do valor correspondente ao seu capital social em pesquisas eleitorais, em Pernambuco que, segundo declarado ao TRE/PE, não foram encomendadas por ninguém. Além disso perguntamos se houve emissão de nota fiscal e como essa despesa será registrada na contabilidade da microempresa.
Verificamos, ainda, que uma outra empresa, desta feita, de São Paulo, registrou uma pesquisa a ser divulgada para disputa eleitoral da Prefeitura do Recife e que essa pesquisa teria sido encomendada, também. pela própria empresa e não por terceiros, num custo R$ 25 mil. A empresa, cujo nome é NERVERA SERVICOS DE INFORMATICA LTDAe funciona em um apartamento na Vila Mariana, tem capital social de R$ 200 mil.
Por email, perguntamos qual o interesse de uma empresa de São Paulo em realizar pesquisas em Pernambuco, pelas quais nada está recebendo, tendo inclusive que arcar com um custo que ultrapassa dez por cento de seu capital social. Solicitamos ainda que informasse se a empresa tem realizado pesquisas internas e se há previsão de novas pesquisas para Pernambuco.
Ainda sobre os custos da pesquisa, solicitamos informar se foi emitida nota fiscal, já que no site do TRE consta que em razão da autocontratação a apresentação da nota foi dispensada e como esse gasto será registrado na contabilidade da empresa. Porém, até o fechamento da matéria ainda não havíamos obtido resposta de nenhuma das duas empresas, mas seguimos abertos para atualizar a matéria com eventuais respostas de ambas.
Atualizado às 15:45 com a resposta da NERVERA:
Prezada Noelia,
A pesquisa de Recife é a primeira de uma série de pesquisas Atlas nas grandes capitais. Iremos também realizar e publicar pesquisas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e algumas capitais do nordeste. AtlasIntel realiza pesquisas de opinião no Brasil e no exterior, tendo realizado por exemplo a única pesquisa que acertou dentro da margem de erro a eleição presidencial da Argentina de 2019; também tivemos o menor erro médio na previsão das eleições primárias do Partido Democrata em 2020, informações que podem ser facilmente verificadas a partir de fontes públicas e na seção de comunicados de imprensa no nosso site.
A pesquisa pública de Recife segue a mesma lógica comercial das pesquisas públicas mensais do Atlas em nível nacional, que também não são pagas por nenhum terceiro. Aliás, se trata de uma das pesquisas mais respeitadas no Brasil hoje em dia. Sobre os nossos serviços pagos, as informações são disponíveis no nosso site. Assim que o período de divulgação da pesquisa começar, irei compartilhar o relatório com você.
Att., Andrei Roman
EM TEMPO: A burguesia é uma comédia. Não acha?
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